O Vitória somou os três primeiros pontos na Série B do Brasileirão 2023 ao bater a Ponte Preta por 3 a 0, na noite deste domingo. A estreia na competição nacional foi no Barradão, com mais de 20 mil torcedores presentes, e o Leão contou com gols de Zeca, Osvaldo e Rodrigo Andrade para começar com o pé direito.
Após 24 dias sem entrar em campo oficialmente, o Vitória entrou com um time diferente do que o torcedor viu no primeiro trimestre. O técnico Léo Condé escalou a equipe com quatro reforços: Wagner Leonardo, Marcelo, Giovanni Augusto e Zé Hugo. E foi com essas novidades que o Vitória dominou o adversário, mostrou evolução técnica e tática e encheu o torcedor de esperanças para a sequência da temporada.
O Vitória volta a campo no próximo domingo, 23, quando visita o ABC, pela segunda rodada da Série B 2023. A bola rola às 18h no Frasqueirão, em Natal.
O jogo
Assim que o árbitro autorizou o início da partida, o Vitória tentou aproveitar o fator casa e o apoio do torcedor para ameaçar a Ponte Preta, mas quem ameaçou primeiro foram os visitantes, em cabeçada do centroavante Jeh, que Lucas Arcanjo encaixou aos 8 minutos.
Dois minutos depois, após bola recuperada no meio de campo, o Rubro-Negro fez uma blitz e a bola ficou viva na pequena área da Macaca, até a zaga afastar para longe. Aos 17, a primeira grande oportunidade do Vitória surgiu dos pés de Zé Hugo, que tabelou com Léo Gamalho, avançou pela esquerda e finalizou de pé direito para boa defesa do goleiro Caíque França.
O gol que abriu o placar no Barradão saiu dos pés de Zeca, aos 20. O capitão rubro-negro soltou o pé em cobrança de falta na entrada da grande área e contou com a ajuda de Caíque França para deixar o Barradão em festa. Com a vantagem no placar, o Vitória abriu mão da posse de bola e passou a chegar com perigo pelas pontas, com a velocidade de Zé Hugo e a experiência de Osvaldo.
Foi pelo lado direito que, aos 45, Osvaldo marcou o golaço que valeu o ingresso do torcedor. O camisa 11 do Vitória recebeu passe de Zeca, levou para o meio e acertou um belíssimo chute de perna esquerda, no ângulo. No minuto seguinte, a Ponte Preta teve sua melhor chance com um cruzamento da direita para Pablo Dyego, mas Lucas Arcanjo fez grande defesa e o Leão foi para o intervalo com a vantagem no placar.
Mais de 20 mil pessoas acompanharam a estreia do Leão na Série B
Segundo tempo
Os 45 minutos finais começaram com um ritmo abaixo da primeira etapa. A Ponte Preta voltou com duas mudanças, mas demorou até chegar com perigo na área do Vitória. A primeira chance clara da segunda etapa foi só aos 29, quando Guilherme Pira recebeu cruzamento rasteiro na grande área e finalizou colocado, mas Wagner Leonardo desviou para fora com o pé esquerdo.
Léo Condé também mexeu no Leão com as entradas de Thiago Lopes, Welder, Léo Gomes e Railan nas vagas de Giovanni Augusto, Léo Gamalho, Marco Antônio e Osvaldo, respectivamente. O zagueiro Camutanga, machucado, foi substituído por João Victor. Após as mudanças, o jogo ficou mais aberto e as duas equipes passaram e criar oportunidades de gol.
Aos 31, o Vitória chegou com perigo após belo passe de Welder para Rodrigo Andrade ficar na cara de Caíque França, que fez grande defesa. Aos 36, a Ponte Preta respondeu com Jean Carlos, que chegou finalizando de primeira e obrigou Lucas Arcanjo a salvar o Vitória. Na sequência, Elvis encontrou lindo passe para Cássio, que tocou por cima do goleiro rubro-negro e acertou o travessão.
Enquanto tentava pressionar, a Ponte Preta cedeu espaços na zaga e o Vitória aproveitou aos 41, quando Railan desceu pela direita e tocou rasteiro para Rodrigo Andrade, na grande área, sacramentar o resultado do jogo. Antes do apito final, Lucas Arcanjo ainda apareceu mais uma vez para evitar o gol da Macaca, em finalização perigosa de Guilherme Pira. Mas a partida terminou com três gols a favor do Leão e nenhum para os visitantes.
Fonte: Atarde