Teixeira de Freitas: Sem muito brilho, mas disputada com muita garra e determinação por parte dos atletas, foi realizada neste domingo (14) a corrida de Ciclismo do trabalhador. A competição promovida pela Secretaria de esporte e lazer de Teixeira de Freitas, administração Fernando Luca Melo (Fernandão), começou por volta da 10 horas.
As corridas do trabalhador Atletismo e Ciclismo passaram a ser realizadas oficialmente com iniciativa da Secretaria de esporte e lazer do governo passado e vem sendo disputadas na Avenida das Nações nos últimos anos fazendo parte da cerimonias de homenagem aos trabalhadores. Neste domingo (14) ocorreu à competição de Ciclismo e no próximo domingo (21) no mesmo local, esta programada a competição de Atletismo. Certamente por falta de atenção e conhecimento dos coordenadores da competição de Ciclismo, o local não foi vistoriado com antecedência e consequentemente não foi preparado adequadamente para sediar o evento.
Por falta de manutenção a pista se encontra com muitas avarias, buracos e areia em demasia, fator que colou em risco a integridade física dos atletas, porém graças a Deus tudo ocorreu normalmente. A coordenação nos informou que 21 atletas foram inscritos, três dos quais de Itamaraju, foram percorridas 06 voltas, saindo de frente ao CSU e correndo em circulo toda a extensão da Avenida das Nações. Os atletas visitantes saíram insatisfeitos pelo fato do evento não oferecer premiação em dinheiro como ocorre normalmente neste tipo de evento promovido pelas prefeituras. Para nós competidores de fora não faz sentido viajarmos para competir e ter que gastar do nosso bolço, disse um competidor de Itamaraju.
Os próprios competidores locais também reclamaram da falta de premiação e da fórmula de disputa, houve alegação que a competição premiou os mais jovens e prejudicou os mais idosos, pois todos competiram no mesmo pelotão. Após a competição a conversa foi uma só, vamos ficar na expectativa de que no futuro a corrida tenha mais qualidade, inclusive valorizando os competidores, esperamos também que a programação possa ser divulgada maciçamente com antecedência.
Desde o aquecimento dos atletas e a preparação para a largada que já havia desconfiança e criticas construtivas por parte de alguns desportistas que defendem as competições esportivas com mais qualidade para Teixeira de Freitas. Um desportista presente defendeu a coordenação do evento, e disse, acho exagero, cobranças pesadas para uma administração que tem apenas 100 dias de governo, vamos aguardar mais um pouco.
O Secretário de esporte e lazer Fernando Melo (Fernandão) que esteve junto com sua equipe dando apoio logístico ao evento, perguntado pela reportagem sobre a qualidade da corrida, pronunciou que a mesma foi excepcional, nós temos corredores de ponta, e citou, José Sérgio foi prova disso, ao ser informado pela reportagem das criticas dos próprios participantes, ele disse, “Esse é um evento de inicio de trabalho e que serviu de aprendizado pra gente, no futuro os eventos serão melhores, vamos melhorar a premiação para virem outros atletas de fora, os erros serão corrigidos e as competições serão feitas de forma profissional e terá premiação”
O vencedor da corrida José Sérgio, atleta de destaque há muitos anos no ciclismo teixeirense, disse que é preciso dar um tempo à administração, e cobrar melhorias para a próxima corrida competição. A próxima tem que ser boa, não pode ser como essa, assim meia boca, frisou, é obrigação da administração, oferecer melhor organização e premiação, eu sei que vem recurso para o esporte, não sei se a prefeitura tem recursos ou não para os competidores, ou se esses recursos se vêm sendo aplicados, mas é necessário incentivar mais as competições, com premiação em troféus e dinheiro para os atletas.
Após o complemento das seis voltas programadas, os destaques foram:
1º lugar- José Sérgio dos Santos·
2º lugar- Kleber Ferreira
3º lugar - Deleon Alves
A competição contou com a participação especial de uma competidora do sexo feminino, a senhora Nelzi Maria Ramos foi agraciada com um troféu especial.
Por: Amadeu Ferreira/ Jornal Tribuna do Esporte