Às 20 horas do dia 04 de dezembro ocorreu a votação para a nova Liga de Futsal de Teixeira de Freitas. A Liga tem oito anos e foi criada pelo jornalista esportista Liomar Mota. No momento da votação havia a chapa única presidida por Jaelson Simões Conceição, popularmente conhecido por Baleia, com seu vice Adilson Araújo Santos, que receberam todos os votos da eleição.
Compareceram a esse evento na Câmara de Vereadores os representantes de árbitros, o time do Serrado Esporte Clube, o secretário de esportes Fernando Luca de Mello e os vereadores Adalgiso Rodrigues, Ailson Cruz e Joanilton Rodrigues.
Baleia falou que esse momento de votação foi histórico e que para se lançar candidato ele contou com o apoio de todos que se preocupam com o esporte e com o poder publico. Ele disse que conversaria com o ex-presidente da Liga, o Overlando Secundino do Santos (o Bujão), para saber qual é o atual estado da Liga, no que tange a documentação e questões financeira.
De acordo com Bujão a sua administração, que terminou em 2012, teve grandes dificuldades devido a falta de incentivo. Agora ele acredita que a secretaria de esportes dará todo o apoio necessário e ele próprio se compromete a continuar ajudando a Liga.
Fernando Luca disse que agora a secretaria poderá apoiar e incentivar mais o futsal, já que dependia de uma organização maior em relação a Liga. Ele falou que confia no bom trabalho que Baleia e seus companheiros vão fazer, mesmo por que são pessoas ligadas ao esporte.
O secretário lembra ainda que Teixeira já está trabalhando o esporte no nível profissional. Atualmente o trabalho do secretário tenta dar ênfase a todas as modalidades de esporte, ele conta que esse primeiro ano de gestão a frente da secretaria foi com algumas dificuldades devido ao fato de usar o planejamento da gestão passada, mesmo assim foi realizado grandes obras, eventos e incentivo aos esportistas.
Fernando quer ainda trabalhar com o esporte nas escolas municipais, oferecendo aos estudantes, além de lazer, todo o enriquecimento humano que o esporte pode proporcionar, como se manter longe da violência e das drogas.
Por: Petrina Nunes/LiberdadeNews