Teixeira de Freitas: Como de costume, a equipe do Liberdade News faz uma pesquisa minuciosa de todos os homicídios ocorridos na cidade de Teixeira de Freitas. Dessa vez nossa redação montou um mural demonstrativo, com destaque para todos os crimes ocorridos mês a mês. O ano de 2016 está se encerrando, e no penúltimo dia de 2016, a Polícia Civil registrou na tarde desta sexta-feira, 30 de dezembro, o 121° assassinato do ano em nossa cidade.
Quase 10% a mais em relação aos 114 homicídios de 2015. Com destaque para a violência contra a mulher, em que a cidade registrou 11 homicídios pessoas do sexo feminino, um número bem alto diante das estatísticas nacionais, o que corresponde a quase 10% de vítimas mulheres. Destaca-se também alguns crimes cometidos contra pessoas sem envolvimento com o crime e o latrocínio do garoto Felipe, de 08 anos, que foi espancado e morreu no HMTF.
Nossa equipe de reportagem sempre vem cobrando das autoridades competentes, especialmente do Governo do Estado e dos deputados que representam a região, mais empenho, mais atenção com o Extremo Sul, pois, trata-se de uma região de tríplice fronteira, que abrange um contingente populacional superior a meio milhão de habitantes, somando-se os 13 municípios que compõem a 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior.
Nos primeiros seis meses do ano foram registradas 63 mortes, com destaque para o mês de maio, que se sagrou o mês mais sangrento do ano, com 16 homicídios. Até o dia 30 de dezembro, restando apenas um dia para o início de 2017, foram registradas 58 mortes, com destaque para o mês de outubro, que foi o mês com o menor número de homicídios (05). Esse total de 121 homicídios se iguala ao ano de 2011 e só perde para 2012, que registrou 132 casos.
Os números negativos irão garantir Teixeira de Freitas mais uma vez em uma posição de destaque no Mapa da Violência do país. Lamentável e assustador. É chocante olhar para essas fotos de todas essas vidas perdidas. Espera-se que essas imagens toquem os corações de nossos governantes, pois, é sempre possível fazer alguma coisa, seja no campo social, ou no combate efetivo ao crime. O que podemos fazer é cobrar. Estamos fazendo nossa parte.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas:
Quarto homicídio do dia em Teixeira: Homem é fuzilado a tiros de pistolas 380 e 9mm
Cidades sem delegados, homicídios em alta, Plantão Regional ineficiente e Governo omisso
Segundo homicídio da noite: Travesti é assassinado a tiros no Tancredo Neves
A violência não para: Mês de Fevereiro registra nove homicídios e seis tentativas
Os números se repetem: Mês de janeiro registra oito homicídios e seis tentativas e nenhum preso
Quatro empresários assassinados em Teixeira em um mês: Crimes tiveram destaque nacional
"Mataram mais um trabalhador": Pedreiro é morto a pedradas no Wilson Brito
Cinco cidades sem delegados: Deputados da região e Governo do Estado nada fazem