Ministério anuncia fim da emergência em saúde por zika e microcefalia

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (11) o fim da emergência nacional em saúde pública por zika e microcefalia no Brasil. A decisão foi tomada devido à redução do número de casos da doença. Do início do ano até 15 de abril, foram registrados 7.911 casos de zika no país, o que representa uma redução de 95,4% em relação a 2016 - 170.535 casos no mesmo período.

Em 2017, foram confirmados 230 novos casos de microcefalia e 2.837 casos suspeitos continuam sob investigação. A situação de emergência foi declarada em novembro de 2015, especificamente para microcefalia. Na época, já havia a suspeita da relação entre a má-formação e o vírus Zika. De acordo com o Brasil "não preenche mais os requisitos exigidos para manter o estado de emergência".

Ainda assim, integrantes do Ministério da Saúde não estão de acordo com o fim da emergência nacional, já que há o receio de redução da assistência a crianças com microcefalia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também havia declarado situação de emergência em saúde pública mundial devido ao problema em fevereiro de 2016, finalizada em novembro.



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0