Teixeira: Nesta quarta-feira, 31 de maio, a equipe do Liberdade News foi até a conhecida Ponte da Prainha, localizada no KM 874 na BR 101, ponte que fica sobre o Rio Itanhém, no trecho que liga Teixeira/Itamaraju, e que há anos vem se deteriorando, e isso não vem tendo atenção devida do órgão responsável, o DNIT. Nossa equipe já denunciou que a base da ponte estava cedendo, e esteve no local acompanhada da Polícia Rodoviária Federal, que confirmou o risco de uma tragédia.
Nesta quarta-feira, nossa equipe registrou uma verdadeira cratera formada em uma das cabeceiras da ponte, e o pior, toda a parte de aterramento abaixo está começando a ceder. O buraco já começou a danificar o asfalto no sentido Itamaraju/Teixeira, e mesmo com o posicionamento de cones no local, o risco é real. Com as últimas chuvas, outra parte começou a ceder, e como a parte do aterramento onde se formou o buraco está úmida, a qualquer momento pode ceder, devido ao fluxo intenso e o peso de veículos carregados com diferentes materiais e peças.
É de conhecimento de todos que a BR 101 é um elo do Nordeste com o Sudeste e Sul, sendo assim carretas e caminhões pesados trafegam diariamente, e isso pode acelerar o processo, que, se acontecer, poderá ceifar vidas de trabalhadores e turistas, que são apaixonados pelas praias do extremo sul, e transitam pela ponte para seguirem para Porto Seguro, Arraial D'juda, Itacaré, dentre outras praias. A Polícia Rodoviária Federal já fez a sua parte, notificando o DNIT sobre o risco, e já esclareceu à imprensa, que quem pode fazer alguma coisa é o órgão, que parece não se importar muito com as vidas de milhares de motoristas e motociclistas que transitam pela ponte.
Nossa equipe entrou em contato com telefones do DNIT disponíveis na internet, e uma atendente disse que o Órgão irá acompanhar o caso e emitir uma nota. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito possui escritório em Eunápolis, e agora a pergunta é, será que vidas precisam serem perdidas para algo seja feito? Com a palavra o DNIT e alguns deputados que se dizem da “terra”, e até o momento se mostraram omissos com as necessidades desta região, em todas as áreas.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews
Matéria relacionada:
Vídeo: Ponte da Prainha está cedendo e condutores correm riscos na BR 101