Teixeira de Freitas: A coordenadora da 8ª COORPIN, Valeria Chaves, recebeu na última quarta-feira (10), uma equipe da Polícia Federal do Espírito Santo, liderada pelo delegado Lorenço Fontes Esposito, que realizou a oitiva de um custodiado da carceragem da 8ª COORPIN. Trata-se de um suspeito de tráfico de drogas, preso em uma ação da CAEMA, no último dia 24 de dezembro de 2017, na cidade de Mucuri. Os militares da CAEMA chegaram ao acusado após uma denúncia anônima, ligando-o ao tráfico de drogas.
Com o acusado foi encontrado uma pistola Taurus 938, de calibre 380, e numeração KHZ 95575, que estava com um carregador e 16 cartuchos intactos; um veículo de marca HYUNDAI/HB20 Sedan, de cor branca, placa policial PMM 5227, que estava com a numeração do chassis e motor adulterados; 01 cigarro de maconha; 01 balança de precisão; 03 celulares e 01 tablet. Na abordagem, o suspeito apresentou apenas uma carteira de “Reservista da Junta Militar do Espírito Santo”, em nome de “Sérgio da Silva Chagas”.
Após consulta, os militares descobriram que em nome do Sérgio havia no Sistema Integrado da Polícia Civil de Minas Gerais, duas passagens por roubo, e ainda a outros dois inquéritos policiais na Comarca Criminal de Teófilo Otoni/MG, também por assalto a mão armada. Contra o “Sergio” havia ainda um mandato de prisão, proveniente de um desse inquéritos. Após a publicidade prisão do suspeito, no Liberdade News, a coordenadora Valéria Chaves, recebeu informações de que o mesmo estaria usando nome falso.
Informações davam conta ainda de que o “Sérgio”, seria um procurado da Justiça Federal do Estado do Espírito Santo. A coordenadora então solicitou ao delegado titular, Manoel Andreetta, para averiguar a informação, e que, solicitasse ao Departamento de Polícia Técnica, a identificação do suspeito, através da impressão digital (Papiloscopia). Após exames papiloscópicos, os peritos descobriram que o suspeito trata-se de Rodolfo dos Santos Penha, 34 anos de idade, oriundo da Cidade de Vitória/ES.
Contra ele existia um mandato de prisão expedido pelo o Juiz Federal, Dr. Vitor Berger Coelho, de o dia 25 de janeiro de 2017, sendo acusado de participar de vários assaltos a “Agencias dos Correios” em vários municípios do ES, tais como Itarana; Mucurici; Santa Maria de Jetibá; Santa Teresa; Ibiraçu; Afonso Cláudio; e São Domingos do Norte. Os assaltos se deram entre os meses de dezembro de 2016, e maio de 2017, e o acusado assumiu em oitiva com o delegado federal, Lorenço Fontes, que realmente participou dos referidos assaltos.
Imagens das câmeras de segurança dos Correios também confirmaram a participação do Rodolfo nos assaltos. Ele ainda relatou em seu depoimento, que contou com alguns comparsas, não sendo os mesmos em todas as ações. Mas, confirmou a participação dos seguintes parceiros do crime: Thiago Victor, vulgo “Rato”; Jeferson; Marisnaldo Medina; e outro conhecido apenas pelo vulgo de “Alemãozinho”; sem contar com outros dois menores que ele teria conhecido e chamado para realizar o último assalto relatado em sua oitiva.
O foragido, após ser interrogado, foi transferido de imediato para o Conjunto Penal – CPTF, onde ficará à disposição da Justiça Federal do Espírito Santo, até a sua transferência para uma Unidade Prisional Federal. Ele não falou da origem do documento que estaria usando, ou se seria a mesma pessoa, que estaria com outro mandato aberto na Justiça Criminal Mineira. A Polícia Federal deverá se encarregar de realizar mais exames datiloscópicos para descobrir se o acusado se utiliza de mais identidades no Brasil.
Matéria Relacionada:
Criminoso mineiro é preso pela CAEMA com arma e veículo roubado em Mucuri