Teixeira de Freitas: Na manhã desta quarta-feira 07 de março, em mais uma fase da OPERAÇÃO ALMA LISA, que investiga os homicídios que utilizaram espingarda de calibre .12 nos meses de dezembro/2017 e janeiro/2018 na cidade, a Polícia Civil de Teixeira de Freitas e Policiais Militares da 87ª CIPM, com apoio de policiais do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção do estado do Espírito Santo (NUROC) prenderam Uilian Santos Jesus, 30 anos de idade. Uilian foi o principal responsável pelas três sequências de homicídios e tentativas com espingarda calibre .12, ocorridas por volta das 09hh30 de 16/12/2017; 19hh45 de 23/12/2017 e no dia 05/01/2018, por volta das 18h00.
A execução desses crimes vitimaram fatalmente Erasmos Peixoto Portela (21 anos); Afonso Portela da Silva (16 anos); Ricardo dos Santos Silva (25 anos); Deriomar dos Santos Alves (20 anos); Darlei de Jesus Zordan (30 anos); José Sérgio Martins Ferreira (34 anos) e José Nilton Freitas da Costa (44 anos). Além disso, Deocevaldo Gonçalves Teixeira (45 anos), que ficou gravemente ferido após ter seu braço atingido por disparo de espingarda calibre 12.
Além desses crimes, Uilian também foi o responsável pela tentativa de homicídio ocorrida em plena feira de domingo, no Bairro São Lourenço, ocasião em que junto com comparsas, tentou contra a vida de Leandro Quaresma dos Santos, sendo que os disparos de arma de fogo atingiram gravemente uma feirante em seu local de trabalho.
Uilian Santos Jesus foi preso no bairro Novo Horizonte, na cidade de Serra/ES, onde estava escondido desde que seu comparsa Elizeu Marinho (vulgo Manso) foi morto em confronto com a Polícia Militar de Teixeira de Freitas em 21/01/2018. Na última segunda-feira (05/03/2018), também como resultado da OPERAÇÃO ALMA LISA, a Polícia Civil apreendeu a espingarda calibre 12 que assombrou a comunidade teixeirense.
A prisão de Uilian é mais uma resposta das forças de segurança pública de Teixeira de Freitas contra esse grupo de criminosos que tentava ganhar território para o tráfico de drogas e mais uma vez demonstra o empenho das policias locais em desarticular essa organização de traficantes que tentou mostrar força aos rivais através de ações inconsequentes como as dos últimos meses.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews