Teixeira de Freitas: A equipe do Sistema Liberdade de Comunicação conversou com a coordenadora da 8ª COORPIN, Valéria Chaves, que nos falou sobre as reformas realizadas na sede da 8ª Coordenadoria. Segundo a coordenadora, desde a sua chegada e do seu adjunto, o delegado Robério Farias, em janeiro de 2017, eles sentiram a necessidade de mudanças. Segundo a delegada, funcionava no mesmo prédio, a coordenação (8ª COORPIN), que coordena as 13 cidades e a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, e isso gerava certa confusão, pois, as pessoas confundiam o que era tratado na Coordenação, e que seria tratado na Delegacia Territorial.
Agora, coordenação está funcionando no antigo prédio da DTE. Portanto, se a pessoa precisa falar com a Coordenação, é neste prédio (antiga DTE), já se quer falar com o delegado plantonista ou titular, registrar uma ocorrência policial, vai procurar a Delegacia Territorial. “Precisamos oferecer um ambiente melhor de trabalho aos servidores e, também, para o cidadão, que ao chegar na delegacia, precisa ser bem recepcionado. Isso foi uma luta minha e de Robério, junto à nossa diretoria em Salvador, e que foi atendida, pois nos foram enviados ar-condicionados equipamentos e móveis. A sociedade local, através das instituições nos ajudaram com a pintura, com a porta de vidro com o emblema da Polícia Civil”, disse.
Além das reformas, foi retirado aqueles carros apreendidos, que foram encaminhados para o Leilão do Detran e com o Pátio Legal, não haverá mais veículos no pátio da delegacia, mas, em um local devido. E segundo a delegada, outra coisa importante tem sido o cuidado com o atendimento, pois é necessário que a população seja bem atendida, atendida com urbanidade. “Não se admite vir à delegacia e ser maltratado. Tenho cobrado muito a postura dos policiais/atendentes. A urbanidade, a educação, a cortesia para com o cidadão”, explicou a delegada coordenadora Valéria Chaves.
Segundo a delegada, Teixeira de Freitas possui a Delegacia Territorial, com o delegado titular Ricardo Amaral. Há o Núcleo de Homicídio e Tráfico, tendo o delegado Manoel Andreeta assumido o Núcleo de Homicídio e o delegado Bruno Ferrari, no Núcleo de Tráfico, sendo o NHT subordinado à Delegacia Territorial. “Importante ressaltar que a Polícia Civil é uma polícia investigativa, mas, que precisa muito da parceria com a população. A Polícia Civil precisa de informações para atuar com mais precisão. Você pode ligar e denunciar através do 197 ou 3291 4090. Quero agradecer a imprensa e a todos”.
“O trabalho da Polícia Civil é um trabalho coletivo. Somos uma equipe e todos trabalham nas investigações, para o bem comum de Teixeira de Freitas. Graças ao bom trabalho de investigação e diminuição no número de homicídio, no ano de 2017, nos dois semestres a Polícia Civil de Teixeira de Freitas foi agraciada com o PDP (Prêmio por Desempenho Policial), o que mostra o trabalho de investigação, elucidação e consequentemente redução no número de crimes contra a vida em nossa cidade”, acrescentou.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews