Teixeira de Freitas: O delegado do Núcleo de Homicídio e Tráfico (N.H.T) da 8ª COORPIN, Manoel Andreetta, chegou à elucidação e co-autoria de um homicídio ocorrido na Rua Sargento Pedro, no Caminho do Mar, às margens da BA 290, no dia 24 de junho de 2013. O crime teve como vítima Ronaldo de Andrade Ferreira. No dia do crime, o delegado Manoel Andreetta, chefiava o Plantão Territorial, quando recebeu via 197, as informações acerca do crime, e esteve no local do crime, realizando o levantamento cadavérico. O corpo da vítima estava caído, junto à sua motocicleta Honda/CG Titan, preta, placa policial LUY 4468.
O corpo da vítima apresentava múltiplos ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O delegado registrou o crime e encaminhou para o delegado titular os procedimentos já tomados. Foram realizadas investigações e a autoria do crime foi apontada aos acusados Luzenilton Silva dos Santos, o vulgo "Neguinho" ou "Xexeneu", e Augusto José Cardoso, o vulgo "Zóio". A Polícia Civil chegou a uma terceira pessoa, que foi identificada apenas pelo prenome de Rafael ou o vulgo de "Alemão", mas, não qualificada nos autos.
Segundo informações do delegado Manoel Andreetta, o crime foi uma emboscada armada por Luzenilton, que liderava um grupo de traficantes, e acreditava que Ronaldo estaria dedurando (caguetando) os integrantes à Polícia. O delegado titular da época, Marco Antônio Neves, chegou à conclusão final do caso e pediu a prisão preventiva dos autores, sem a qualificação do terceiro suspeito.
No dia 05 de março de 2016, Manoel Andreetta recebeu um caso apresentado pela CIPE/MA (CAEMA), onde o Rafael foi apresentado com quase 05 kg de drogas e 01 revólver calibre 38. Na ocasião, o criminoso confessou para o delegado que o seu nome não era Rafael e sim Arlei Costa Eliziário. Arlei foi flagranteado e seguiu para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde seguia preso até a presente data. O suspeito, então, acabou sendo relacionado ao crime contra Ronaldo, e foi reconhecido por várias testemunhas do crime, que através do Liberdade News, o viu preso com drogas.
Diante disso foi possível identificar que Arlei era o Rafael, o vulgo Alemão. A equipe do N.H.T então realizou diligências e confirmou as informações, e assim, após 05 anos o N.H.T fecha as investigações do caso e identifica todos os suspeitos e as participações de cada um na execução e planejamento do crime. Foi cumprido o mandado de prisão de número 0303833-92.2013.8.05.0256, em desfavor de Arlei.
Arlei foi ouvido na sede do N.H.T e logo após retornou ao CPTF, onde seguirá preso à disposição da Justiça. As coincidências do caso chamou a atenção de um familiar da vítima, que disse que hoje a família poderá dormir em paz, sabendo que a Justiça foi feita. 03 episódios que ligaram o delegado ao caso e terminou com mais um trabalho com êxito.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews
Matérias relacionadas
Homem é assassinado com 09 tiros às margens da BA 290 no Bairro Caminho do Mar
Delegado Manoel Andretta descobre que acusado de tráfico informou nome falso