Teixeira de Freitas: A Polícia Civil (NHT da 8ª COORPIN) concluiu as investigações de um homicídio, ocorrido em 31 de agosto do corrente ano, por volta das 18h00h, em um Campo de Futebol, no Distrito de Santo Antônio. Segundo as investigações, a motivação foi o envolvimento com o tráfico de drogas. A vítima foi o adolescente Vinícius Luiz da Silva Neves, o “Terror”, 15 anos de idade, e os autores foram, o maior Luan Almeida Oliveira, vulgo “TH”, 20 anos de idade, e um adolescente, que completou 18 anos de idade no dia 12 de setembro do corrente ano.
Na ocasião do crime, o levantamento cadavérico foi realizado pelo delegado Júlio Telles, e a vítima foi atingida por dois disparos nas costas, um em cada braço, e um de raspão no pescoço, fato ocorrido em via pública, no campo de futebol. O caso foi encaminhado para o NHT, aos cuidados dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, os quais, após o desenvolvimento das investigações apuraram que a vítima fatal, o adolescente Vinicius, “Terror”, estava envolvida com o tráfico de drogas, pertencente ao Grupo do Coiote, chefiado pela pessoa de Juciarles Luz Silva, o “Coiote” atuante na Parte Baixa do referido Distrito.
O adolescente era contumaz na prática de crimes contra o patrimônio, principalmente furtos de residências e casas comerciais naquela localidade. Durante as investigações a equipe do NHT descobriu que o Grupo do Coiote, rivalizava contra o Grupo de TH, chefiado pelo Luan, atuante na Parte Alta do distrito, sendo certo que este “pediu a cabeça” da vítima, determinando que seu executor e “menino de pista”, o então adolescente (autor), matasse a vítima, primeiro por causa da disputa dos pontos de venda e distribuição de drogas dentro do Distrito e segundo, porque a vítima havia arrombado um estabelecimento comercial, na área do grupo rival.
O adolescente infrator já havia promovido outros “Ataques”, ou seja, atentados contra a vida da vítima Vinicius em outras duas oportunidades, a primeira há seis meses, quando entraram em luta corporal no Campinho do Alfredo, onde o autor desferiu três disparos contra a vítima, utilizando um revólver calibre 32, sendo certo que a vítima conseguiu escapar ilesa da ação criminosa ao se desviar dos disparos. No segundo “Ataque” praticado pelo menor (autor), a vítima Vinicius foi alvejada por um disparo de espingarda, tipo chumbeira, no momento em que Vinicius caminhava em via pública. O tiro acertou o braço esquerdo da vítima.
O menor já estava determinado a matar a vítima e sua intenção se concretizou quando a “Ordem” foi dada pelo chefe do tráfico Luan, o “TH”. Na noite do crime, a vítima estava sentada nos pneus do campo, quando foi atraída para uma emboscada, ao ser chamada para consumir drogas no vestiário do local. Naquela oportunidade, o executor estava esperando, armado com um revólver calibre 38, quando então a vítima ao avistar o executor, saiu correndo, e foi alvejada, sendo executada no local. pelo executor ainda no local. O adolescente, já com 18 anos, foi preso por uma operação desencadeada pela Equipe do NHT, no dia 20 de setembro deste ano.
Na ocasião, foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão n.º 256.2017/012480-0 expedido em seu desfavor pela Justiça de Teixeira de Freitas/BA. Foi feita representação pela prisão preventiva do investigado Luan Almeida Oliveira, 20 anos, o “TH”. O procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado. Como o crime ocorreu quando o autor ainda era menor de idade, ele responderá com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o delegado Andreetta, o NHT vai continuar agindo com dureza contra esses grupos de traficantes que usam adolescentes para praticar os crimes.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria relacionada
Teixeira: "Terror" é executado a tiros próximo a um campo em Santo Antônio