Teixeira de Freitas: O Núcleo de Homicídio e Tráfico da 8ª COORPIN, liderado pelos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, concluíram um inquérito policial de mais um homicídio consumado em Teixeira de Freitas, chegando à autoria delitiva. Trata-se do homicídio de Agrinaldo da Costa Miranda, crime ocorrido em 06 de outubro deste ano, na Rua São Raimundo, no Bairro Bom Jesus, em Teixeira de Freitas. Segundo as investigações, o motivo do crime foi uma discussão entre a vítima e o autor, identificado como sendo Edson dos Santos Batista, 47 anos, o “Dilson”.
A vítima foi encontrada morta sobre o sofá da sua sala, com ferimentos na região abdominal, na região do peito e apresentava um corte profundo e extenso na região da garganta. Próximo ao local do crime foi encontrado a faca utilizada para praticar o crime, ainda com vestígios de sangue. Segundo as investigações, a vítima fatal morava sozinho no local e estava envolvida com o tráfico de drogas no Bairro Bom Jesus. De fato, informações davam conta de que a vítima já havia cumprido pena por tráfico de drogas no Espírito Santo e inclusive já havia sido presa neste Município em outubro de 2014, pela extinta DTE – Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes.
Desde então, a vítima não abandonou suas atividades ilícitas. Com a continuidade das investigações, a Equipe do NHT, com a ajuda dos prepostos da Polícia Militar, chegou à autoria do crime, conseguindo identificar a pessoa de Edson, este que, já na Delegacia, confessou a prática do crime, afirmando que a motivação começou na tarde do dia 02 de outubro, por volta das 15h00, portanto, três dias antes do crime, quando Edson estava passando ao lado da Rua da casa da vítima, quando então presenciou uma discussão entre Agrinaldo e duas outras pessoas não identificadas, provavelmente viciados, devido a um desentendimento sobre a venda de drogas.
No momento em que Edson passava pelo local, acabou olhando por curiosidade a situação, quando, então, a vítima Agrinaldo gritou com o mesmo perguntando o que Edson estava olhando, oportunidade em que se iniciou uma discussão que evoluiu para às vias de fato e às agressões físicas, sendo certo que, no momento seguinte, a vítima Agrinaldo, aproveitando do fato de estar com amigos, pegou um pedaço de madeira, um caibro e partiu para cima de Edson, oportunidade em que lhe fez ameaças reais de morte.
Na oportunidade, por encontrar-se sozinho, Edson levou a pior e foi obrigado a sair correndo do local. Após o ocorrido, Edson foi embora para sua casa, afirmando que estava com medo, posto que quando traficantes ameaçam as pessoas, têm o costume de cumprir a promessa, razão pela qual, decidiu se antecipar e matar a vítima Agrinaldo, antes que o mesmo desse cabo de sua vida. Com efeito, três dias após o ocorrido, por volta das 00h30, Edson pegou uma faca de cozinha, na sua residência e seguiu para a casa da vítima Agrinaldo, oportunidade em que surpreendeu a vítima, quando a mesma estava sentada no sofá da sala, assistindo televisão.
Em pesquisa nos arquivos e sistemas desta Delegacia, a Equipe do NHT descobriu que Edson já esteve custodiado pela prática outros crimes da mesma natureza, mostrando-se contumaz na prática desse tipo de delito. Em 2013, desferiu duas facadas na vítima João Batista Gomes da Silva, devido a desavenças existentes entre ambos. Em janeiro de 2014, Edson agrediu fisicamente sua sobrinha Sinelia Ribeiro de Souza, oportunidade em que quebrou vários móveis da residência da mesma. Em julho de 2015, o Edson desferiu duas facadas em sua companheira, após um desentendimento familiar ocorrido.
Vale frisar que as confusões que ensejaram a ocorrência dos presentes crimes sempre estiveram embaladas pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas, demonstrando ser o autor Edson, indivíduo de alta periculosidade, cuja conduta violenta e perniciosa vem se agravando com o passar do tempo, sendo certo que, com a certeza da impunidade, meras brigas e agressões acabaram evoluindo para lesões corporais e a morte de terceiras pessoas inocentes. Por ter causado grande repercussão na comunidade e pela forma fria e calculista com que o crime foi praticado, foi feita representação pela prisão preventiva do investigado, visando garantir a ordem pública e a aplicação da Justiça.
Segundo o delegado Manoel Andreetta, “a equipe do NHT vai continuar trabalhando com afinco para solucionar os crimes de homicídio em nossa Cidade”.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria relacionada
Homem é encontrado morto vítima de facadas dentro de sua residência no Teixeirinha