Teixeira de Freitas: O Núcleo de Homicídio e Tráfico da 8ª COORPIN concluiu as investigações de um homicídio tentado, fato ocorrido no último dia 31 de outubro, por volta das 00h30, na residência da vítima, situada na Rua Turquia, no Assentamento do Lixão, localizado no Bairro Ulisses Guimarães, neste município. A vítima foi identificada como sendo, Luciano Lopes da Silva, 39 anos de idade.
Na ocasião do crime, o delegado plantonista, Charlton Bortolini, tomou as primeiras providências e passou os procedimentos para o NHT da 8ª COORPIN, sob a responsabilidade dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari. Luciano foi vítima de golpes de facas, desferidos por duas pessoas, que arrombaram a porta da casa da vítima, que estava dormindo com sua família, oportunidade em que começaram a desferir golpes generalizados contra a vítima.
Após entrar em luta corporal com os agressores, o Luciano conseguiu se desvencilhar e sair correndo do local, terminando por ser socorrido junto ao HMTF, escapando por pouco da morte. Após o desenvolvimento das investigações, a equipe do NHT apurou que a vítima Luciano trabalha como “catador de lixo” no lixão de Teixeira de Freitas, juntamente com os autores do crime, identificados por Fernando Teixeira, o “Grande” e Manoel da Silva Florêncio, ambos com 28 anos de idade.
O crime ocorreu por motivo fútil, ou seja, desinteligência motivada pela cobrança de uma dívida no valor de doze reais, que a vítima Luciano adquiriu com o agressor Fernando, dias antes do ocorrido, fruto da venda “frustrada” de uma cama. Na oportunidade, Luciano havia vendido e entregue a cama pelo valor de cinquenta e cinco reais a Fernando, recebendo a quantia de doze reais adiantado pelo negócio. Como Fernando não pagou o restante do dinheiro, Luciano pegou a cama de volta, prometendo devolver os doze reais que havia recebido como adiantamento.
Depois disso, houve discussões e ameaças entre os dois. Com o claro objetivo de matar a vítima Luciano, o autor Fernando contou com a ajuda de seu comparsa Manoel para executar o “serviço”, quando então, aproveitando-se que na noite do crime a região estava sem energia elétrica, armados com facas de cozinha, seguiram para a casa da vítima e arrombaram a porta e invadiram a residência da mesma, aproveitando-se de que a vítima estava dormindo com sua família. Naquele instante, a vítima Luciano pegou uma foice para se defender, entrando em luta corporal com os agressores, até conseguir fugir do local.
A Equipe do NHT obteve êxito em localizar os autores do crime nesta quinta-feira (08), após a tomada das declarações da vítima Luciano, sendo certo que após as devidas vistorias no lixão de Teixeira de Freitas, terminaram por identificar Fernando, o “Grande”, que apresentava lesões corporais recentes na cabeça e na mão direita, provocadas por instrumento cortante. Após ser devidamente interrogado pela Equipe da PC, o autor Fernando confessou a prática do crime, oportunidade em que os investigadores conseguiram localizar o seu comparsa, identificado posteriormente por Manoel.
As armas (facas) utilizadas no crime foram apreendidas. Há informações e suspeitas de que os autores do crime estejam envolvidos na prática de crimes contra o patrimônio no Bairro Ulisses Guimarães e nas regiões próximas, incluindo a prática de furtos e roubos a residências e a transeuntes, sendo certo que ambos contam com passagens anteriores pela Polícia, por envolvimento em confusões e brigas, sempre embalados pelo uso exagerado de drogas e de bebidas alcoólicas.
Os delegados do NHT representaram pela Decretação da Prisão Preventiva dos autores do crime, haja vista o perigo que a manutenção da liberdade dos mesmos representa para a comunidade local, para a vítima Luciano e para seus familiares, além de possibilitar a garantira ordem pública e a aplicação da Lei Penal. O procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado no NHT.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews