Teixeira de Freitas: O NHT da 8ª COORPIN, sob liderança dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, concluiu as investigações e identificaram os autores do bárbaro homicídio cometido contra o jovem Matheus Gomes dos Santos, o "Boguinha" ou "Chorão". O crime aconteceu no último dia 27 de novembro, na Rua Afonso Pena, na Lagoa (Centro de Teixeira). Matheus foi assassinado à pauladas na cabeça e segundo as investigações a motivação está ligada ao tráfico de drogas.
O levantamento cadavérico foi realizado pela delegada plantonista Andressa Carvalho, e sua equipe, que esteve no local do crime e encontraram a vítima com uma grande lesão corporal na cabeça, provocada por um instrumento contundente, provavelmente uma tora de madeira encontrada ao lado do corpo. Após os primeiros procedimentos, o caso foi encaminhado para o NHT, que após o desenvolvimento das investigações, em ação conjunta desenvolvida com a PM, através do soldado PM Gusmão, chegaram aos acusados pelo crime.
Os acusados foram identificados como José Carlos de Jesus, o "Bebinho" ou "Zezinho", 31 anos; Manuel Angelo Pereira Santos, o "Índio" ou "Japonês", 19 anos e um adolescente infrator de 16 anos de idade, sendo apurado que a vítima Matheus, o “Chorão”, foi morta durante uma discussão a respeito de uma dívida de drogas que os acusados tinham com a vítima, que evoluiu para as vias de fato e agressões físicas, terminando com os acusados matando a vítima à pauladas, não deixando para a vítima qualquer chance de defesa.
Segundo o NHT, todos os acusados, assim como a vítima tinham envolvimento com o tráfico de drogas na Lagoa, na região conhecida como Zona de Baixo Meretrício, no Centro, figurando como integrantes do Grupo do Gueto, tendo como chefe de bairro, Rafael Conceição de Oliveira, o "Chapoca". O problema começou na noite do dia 22 de novembro, quando o Matheus cobrou uma quantia do José Carlos e acabou desferindo vários golpes contra ele com uma barra de ferro que estava próximo ao local, lesionando-o no braço esquerdo.
Com a mesma motivação, a vítima Matheus havia subtraído recentemente, com violência e ignorância, a quantia de cem reais do adolescente e a quantia de cinco reais da pessoa de Manuel, fato que já vinha gerando descontentamento e intolerância entre os autores que acabaram tramando e matando a vítima em conjunto, por vingança, na primeira oportunidade que tiveram. Após esmagarem a cabeça do Matheus, na frente de testemunhas presenciais, os acusados foram para casa como se nada tivesse acontecido.
Ao serem localizados dias depois, através do trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar, os acusados confessaram a prática do crime contando detalhes da ação criminosa que levou os mesmos a tirarem de forma tão covarde, a vida da vítima Matheus. Vale ressaltar que a vítima veio residir recentemente neste município, contando com outras passagens na Polícia pela prática de homicídio e roubo, na região de Feira de Santana. Embora os acusados tenham sido localizados, presos e ao prestarem depoimentos confessaram o crime, como não estavam mais em flagrante, foram liberados.
Por ter causado grande repercussão na comunidade, foi feita representação pela prisão preventiva dos autores maiores José Carlos e Manuel Angelo, assim como pela internação provisória do adolescente infrator, visando garantir a ordem pública e a aplicação da Lei Penal. O procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado no NHT.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas
Homem é assassinado a pauladas no Centro de Teixeira: Vítima ainda não foi identificada
Vídeo: Ladrão chorão é preso pela PM após assalto no Centro de Teixeira