Teixeira de Freitas: Logo após a tentativa de homicídio contra o SD PM Henrique Leonardo da Silva, que foi baleado em pleno Centro da cidade. Houve uma grande mobilização de toda corporação da PM da região, entre colegas de serviço e de folga, no intuito de identificar e localizar os autores do crime. E durante todo dia, foi realizado várias diligências na tentativa de obter informações sobre os criminosos, que adulteraram a placa da motocicleta com fita isolante preta.
De posse das características da motocicleta, como modelo, cor, e através de simulações de identificação de placas, bem como através das características dos criminosos nas imagens de vídeo colhidas, os militares conseguiram informações que davam conta de que, possivelmente, os suspeitos estariam saindo da cidade, com destino ao Espirito Santo. Já na noite de terça-feira (29), em deslocamento entre a cidade de Teixeira de Freitas e o distrito de Posto da Mata, por volta das 23h30, uma guarnição de policiais da CAEMA se deparou com uma motocicleta suspeita.
Os militares avistaram a motocicleta na BR 101, próximo ao Distrito de Rancho Alegre/Caravelas, com as características da mesma motocicleta usada pelos criminosos, sendo dada ordem de parada para o condutor, que não obedeceu, e tentou empreender fuga. Após alguns quilômetros, o suspeito adentrou em uma estrada vicinal, e depois sacou de uma arma, e começou atirar contra a guarnição, que revidou à injusta agressão. O suspeito foi atingido, na troca de tiros, sendo socorrido posteriormente ao HMTF, onde já chegou sem vida.
O criminoso foi identificado como, Heliandro Santana Lacerda, 34 anos de idade, que estava com uma arma de fogo tipo pistola, de calibre .380, com 04 cartuchos intactos no carregador; uma motocicleta modelo Honda/Titan 150, de cor preta, placa policial MTU 7239, que segundo os policiais, teria indícios de que teria sido adulterada com fita adesiva; documentos pessoais, e o valor em espécie de R$ 422,00 (quatrocentos e vinte e dois reais).
O homicídio decorrente de oposição à ação policial foi registrado na Sede da 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas, junto à delegada plantonista, Andressa Carvalho, que realizou as oitivas dos PMs envolvidos na ação, tomando as devidas providências. Foi autorizado a remoção do corpo do Heliandro para o IML, onde passará por necropsia, sendo liberado posteriormente aos familiares para velório e sepultamento.
Após a identificação do suspeito “Heliandro”, os policiais militares fizeram contato com colegas policiais capixaba, que passaram as informações, de que o Heliandro teria um mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça Capixaba, onde ele já tem várias passagens, sendo algumas delas por homicídio (acusado de ter matado e ocultado o cadáver de uma mulher que ele mantinha um relacionamento); tráfico, e associação ao tráfico; e receptação.
Ainda segundo informações passadas pelos policiais capixabas, o Heliandro ainda seria suspeito de ter assaltado uma agência de turismo na grande Vitória/ES, onde teria atirado contra uma funcionária, e de ter levado aproximadamente o valor em espécie de R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Por: Cloves Neto/Liberdadenews
Matéria relacionada