Teixeira de Freitas: Após realização dos exames necropapiloscópicos (identificação humana em cadáver por meio das impressões digitais) do corpo encontrado na manhã desta quarta-feira, 06 de fevereiro, em uma plantação de eucalipto, situada no interior do município de Caravelas, próximo ao distrito de Espora Gato, na BR 418. Confirmou-se que o mesmo trata-se do Senhor Zenilzo Patez da Silva, 67 anos de idade, que estava desaparecido desde o último dia 02 de janeiro deste ano.
O Senhor Zenilzo, era morador da Rua Pedra Nova, no Bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas. E saiu de casa dizendo que iria para o banco retirar um dinheiro. Desde então, estava desaparecido. Os familiares registraram a ocorrência do desaparecimento, e publicaram amplamente nas redes sociais e sites locais na tentativa de encontrar informações sobre o idoso desaparecido. Nesta quarta, uma equipe do NHT, liderada pelo delegado Bruno Ferrari, foi até o local, onde populares encontraram o corpo.
Segundo o delegado, havia fortes indícios de que se tratava do idoso desaparecido, mas, que somente após exames no IML poderia determinar a identidade do corpo, encontrado já em estado avançado de decomposição (esquelético). Os exames foram solicitados ao Departamento de Polícia Técnica, e o Perito Técnico (Papiloscopista) Danilo Maia, conseguiu realizar a dissecação dos dedos e reidratação da epiderme em solução de hidróxido de sódio e potássio e álcool, regenerando as papilas dérmicas.
Segundo o perito, nos casos em que as digitais não estão visíveis devido ao avançado estado de decomposição dos corpos, esta técnica garante mais de 90% de regeneração das papilas dérmicas, permitindo a coleta e impressão das digitais em tinta. Ainda segundo o papiloscopista Danilo Maia, após a coleta das digitais regeneradas, foi localizado o prontuário civil da vítima, que foi confrontado através de métodos científicos disponíveis, e o resultado deu positivo, de forma rápida, barata e 100% segura.
Além de resolver o problema da identificação sem custo e de forma segura para o Estado, o trabalho da perícia papiloscópica, auxilia também a persecução penal e é um instrumento que serve como garantia de dignidade humana, pois, os familiares, que já passaram pelo transtorno do desaparecimento e agora da perda do ente querido, em outra situação, teriam que esperar meses por um exame de DNA. Logo após os exames, o corpo do senhor Zenilzo foi liberado aos familiares para procedimentos de praxe.
Segundo a polícia, o corpo foi encontrado com uma corda sobre o pescoço e amarrada em uma árvore. Segundo o delegado Bruno Ferrari, não está descartada a possibilidade de um suicídio. Mas, que o caso será investigado pelo Núcleo de Homicídio e Tráfico, levando em consideração todas as linhas de investigação.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews
Matérias relacionadas
Vídeo: Corpo encontrado nos eucaliptos pode ser do senhor Zenilzo que estava desaparecido há um mês
Polícia Civil pede ajuda com informações que possam levar ao paradeiro do Senhor Zenilzo
Família em desespero: 15 dias após desaparecimento de idoso em Teixeira e nenhuma notícia
Idoso sai de casa para ir ao banco e desaparece em Teixeira: Família busca informações