Teixeira de Freitas: Neste dia 08 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Cigano. A data se refere ao primeiro encontro internacional de ciganos, ocorrido em 08 de abril de 1971, na cidade de Orpington, em Londres. O encontro promoveu a Celebração da Cultura Cigana, conscientizando e sensibilizando à sociedade para as dificuldades e estigma social que os ciganos vêm enfrentando ao longo dos anos. O encontro foi há quase quatro décadas, e a comunidade cigana continua sendo um dos grupos minoritários mais excluídos e discriminados na Europa, enfrentando dificuldades no acesso a bens e serviços básicos.
No Brasil não é diferente, esse pequeno grupo continua a ser marginalizado, sofrendo grande preconceito e isolamento. De certa forma, o isolamento social ajudou a conservar e valorizar a cultura e identidade cigana ao longo dos anos. O respeito aos mais velhos, o culto à família e a proteção das crianças são valores arraigados da cultura cigana que permanecem, ainda intocados na comunidade. E para comemorar esse dia importante para essa comunidade minoritária em nossa sociedade, o Liberdade News homenageia um cigano importante em nossa região, o vereador pelo município de Medeiros Neto, Diran Reis Alves.
“Diran Cigano”, como é conhecido em Medeiros Neto, é um cigano de 33 anos de idade, morador da cidade há 12 anos, local onde ele criou raízes, construiu família e nunca perdeu os seus valores culturais. Diran Cigano é bacharel em Direito e um dos vereadores mais atuantes do município. Diran Cigano conquistou o povo, com sua alegria, simplicidade, honestidade, sempre tratando a todos com respeito, e o povo lhe agraciou com dois mandatos de vereador, sendo que neste mandato ele foi o vereador mais votado de Medeiros Neto.
O vereador agradeceu ao Liberdade News pela honra em ser homenageado e falou que vem trabalhando sempre em prol da igualdade e da justiça, lutando pelos interesses do povo e atuando sempre com sinceridade e honra. “Infelizmente nosso povo ainda sofre muito preconceito, mas, somos pessoas de bem, lutamos por nossa cultura, nossos valores. Às vezes o estigma social prevalece, pois, quando um cigano faz algo errado, as pessoas generalizam, e não é por aí. Em todos os povos e raças existem as pessoas de bem e as pessoas de caráter duvidosos, mas, em geral, nosso povo é alegre, receptivo e honesto”, esclareceu Diran.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews