Teixeira de Freitas: O NHT da 8ª COORPIN concluiu as investigações de um homicídio consumado, fato ocorrido no dia 24 de janeiro de 2018, tendo como vítima Henry Charles dos Santos, 18 anos de idade, morto através de disparos de arma de fogo efetuados quando a vítima encontrava-se em via pública, em frente à sua residência, na Rua Paissandú, no Bairro Tancredo Neves, em Teixeira de Freitas. Após levantamento cadavérico, o caso passado ao NHT, sob a liderança dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari.
Segundo o delegado Andreetta, com o desenvolvimento das investigações, realizadas em conjunto com os investigadores Sérgio Adriano e Alexandre Augusto, passou-se a saber que a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas nos Bairros Tancredo Neves e São Lourenço, figurando como integrante do grupo de traficantes denominado Grupo de Beto Carroceiro/Ciclone, gerenciado, na época, pela pessoa de Genilson Silva Santos, o “Ciclone”, rivalizando com os integrantes do Grupo de Jacó, chefiado pela pessoa de Jackson Soares Aguilar, o “Jacó".
"Os grupos estavam em guerra pelo controle dos pontos de venda e distribuição de drogas nos referidos bairros. Por conta disso, os executores do Grupo de Jacó, sendo um adolescente, e o maior João Paulo Fernandes Santos, o Paulinho", alvejaram a vítima Henry, integrante do grupo rival, através de disparos de arma de fogo, sendo certo que, após a prática do crime, os executores fugiram do local tomando rumo ignorado", explicou Andreetta.
Na ocasião do crime, a vítima, mesmo atingida, conseguiu correr para o interior de sua residência, e foi socorrida pelos vizinhos e familiares para o HMTF, falecendo após ser submetido aos procedimentos cirúrgicos, em decorrência dos ferimentos sofridos. "Vale salientar que os autores do crime, o adolescente e seu comparsa João Paulo, após participarem de uma série de crimes de homicídios tentados e consumados neste Município, acabaram sendo mortos, em confronto com a Polícia Militar no dia 12/03/2018".
"Como os autores morreram, a Equipe do NHT concluiu as investigações requerendo o arquivamento do presente Inquérito Policial pela Justiça, devido a incidência da Extinção da Punibilidade pela Morte dos Agentes, conforme previsão legal. O procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado no NHT", explicou o delegado Manoel Andreetta.
O delegado ainda finalizou: “Informar à comunidade sobre as circunstâncias em que o crime ocorreu, mesmo quando sobrevém à morte dos autores, permite dar uma resposta para as famílias envolvidas e um alerta para que outros jovens não sigam o mesmo caminho e joguem fora suas vidas por nada”.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews