Teixeira de Freitas: A Polícia Civil (NHT da 8ª COORPIN) concluiu as investigações do homicídio ocorrido na noite do dia 22 de março de 2019, contra a vítima identificada como Agrimar Freitas de Assis, o “Cabo do Salgado”, 47 anos de idade, fato ocorrido através de disparo de arma de fogo que atingiu a vítima na cabeça, no momento em que se encontrava de costas, trabalhando no interior do seu bar, o “Bar do Cabo”, efetuado por dois indivíduos, até então não identificados, sendo certo que um deles permaneceu em pé, na porta do Bar, dando cobertura, e o outro foi o autor do disparo que levou a vítima à morte.
Após ser baleado, a vítima foi socorrida ao hospital, mas, morreu horas depois no HMTF, não resistindo aos procedimentos cirúrgicos. O fato aconteceu na Rua Beira Rio, no Bairro Jerusalém e foi encaminhado ao NHT, aos cuidados dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, os quais após o desenvolvimento das investigações, imprimidas em conjunto com os investigadores Sérgio Adriano e Alexandre Augusto, apuraram que a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas no Bairro Jerusalém, chegando a ser presa pela Polícia Civil em outra oportunidade, no dia 13 de agosto de 2015, por estar traficando drogas no interior do seu Bar.
“Com efeito, a vítima estava ligada ao grupo de traficantes denominado Grupo de Peixeira, liderados pelos internos do CPTF Israel Amorim de Castro, o “Peixeira” (de 25 anos) e Gabriel Nascimento de Jesus, o “Javaí” (de 23 anos). Não obstante, com a prisão de seus chefes imediatos, a vítima acabou mudando de lado, passando a vender drogas para o grupo de traficantes rival, denominado Grupo do Gueto, atuantes nas casinhas do Bairro Castelinho, fato que desagradou seus antigos lideres, os quais deram a ordem para matar a vítima de dentro do CPTF, crime executado por Ataíde Santos Demele (de 27 anos) e um adolescente”.
Ainda segundo o delegado, o Ataíde foi autor do disparo, e o adolescente infrator (de 17 anos), foi responsável por “escoltar” a vítima e armar a emboscada. As investigações realizadas pela Equipe do NHT revelaram ainda que o presente crime representa apenas um, de uma série de crimes de homicídios, consumados e tentados, praticados pelos integrantes de três grupos criminosos que estão em guerra, disputando os pontos de vendas e de distribuição de drogas nos Bairros Caminho do Mar I, II, Nova América, Irmã Dulce, Castelinho, Jerusalém, e João Mendonça, entre eles o Grupo do Gueto, de Lampião e de Peixeira.
“As ordens para execução das vítimas partem, frequentemente, de dentro das Instituições Prisionais, ceifando por igual a vida de jovens, adolescentes, comerciantes, comparsas, desafetos e, até mesmo, crianças e pessoas inocentes. Essa guerra urbana declarada, que vem desafiando a Justiça e as Instituições Policiais há vários anos, é a causa de prejuízos irreparáveis não só para o Município de Teixeira de Freitas, mas para toda a comunidade. O NHT não medirá esforços para imputar as responsabilidades a todos os envolvidos, mesmo os que se utilizam de artimanhas e macetes para se furtarem à aplicação da Lei, seja escondendo-se atrás de laranjas, seja se beneficiando das brechas permitidas pelo Estado”, explicou Andreetta.
Foi representado pela Equipe do NHT, junto à Justiça desta Comarca, pela decretação da prisão preventiva dos envolvidos maiores e pela internação provisória do adolescente infrator. O procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado no NHT.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Homem baleado na cabeça no Bairro Jerusalém não resiste e morre no HMTF
"Cabo do Salgado" é baleado na cabeça no Bairro Jerusalém e socorrido ao HMTF
DTE/DRACO prende “Cabo do Salgado” e encontra drogas dentro do seu bar