Teixeira de Freitas: A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, através do delegado responsável pelsas investigações de homicídio, Manoel Andreetta, concluiu mais um inquérito policial acerca de um homicídio, ocorrido no dia 19 de janeiro de 2006, cuja vítima Adevailton de Souza Santos, 39 anos, crime ocorrido em frente à residência da vítima, na Travessa Vista Alegre, no Bairro Tancredo Neves, através de disparos de arma de fogo, tipo espingarda de fabricação artesanal, que lhes atingiram o peito e o abdômen. O crime foi praticado por Benedito Gomes da Silva, 42 anos, vizinho da vítima, após uma discussão ocorrida entre ambos, por motivos familiares.
Na ocasião, a vítima chegou a ser socorrida junto ao HMTF, onde acabou falecendo na manhã seguinte, em decorrência dos ferimentos sofridos. O caso permaneceu parado por alguns anos, quando então, foi encaminhado para o delegado Manoel Andreetta, o qual, juntamente com a Equipe de Investigadores Sérgio Adriano; Alexandre Augusto; Alex Honorato e Marcos Gomes, após várias investigações, obtiveram êxito em estabelecer a motivação do crime, sendo certo que, o crime ocorreu por conta de uma discussão travada entre os vizinhos, no momento em que o autor Benedito resolveu ir tirar satisfação com a vítima Adevailton.
Ainda segundo as investigações, o Benedito acusava o Adevailton de ter faltado-lhe com o respeito, de ter dado uma “cantada” e de ter agredido fisicamente sua filha menor de quinze anos de idade, três dias antes da prática do crime. “Naquela oportunidade, o que começou com uma simples discussão, acabou se agravando, evoluindo para as agressões verbais, xingamentos e agressões físicas, oportunidade em que o autor entrou em sua residência e pegou sua espingarda tipo “chumbeira”, de fabricação artesanal, efetuando disparos que atingiram a vítima em cheio, para após fugir do local para a Cidade de Itamaraju”.
“Segundo as investigações, o Benedito tinha o comportamento agressivo e era dado a práticas de ações violentas, e que, inclusive, se envolveu em um homicídio no Distrito de Posto da Mata, no ano 2000, praticado nas mesmas circunstâncias, ou seja, através de disparo de arma de fogo de fabricação artesanal, contra a vítima apelidada de ‘Pinta Silva’, após uma discussão banal. Em 2003, Benedito voltou a se envolver em uma confusão que evoluiu para a prática de homicídio tentado, fato ocorrido na Rua Canadá, no Bairro Liberdade, local onde Benedito tinha um Bar, quando o mesmo, utilizando-se de um facão, desferiu um golpe no pescoço de um cliente, após desavença provocada por motivo banal”.
“De fato, comprovando sua natureza violenta, voltada para a prática de crimes de homicídios, após matar a vítima Adevailton no ano de 2006, Benedito acabou se envolvendo em uma nova confusão, sendo alvejado através de disparos de arma de fogo no Distrito de Posto da Mata, fato ocorrido na noite do dia 05/08/2008, por volta das 22h00, sendo socorrido, primeiramente junto ao Hospital Santa Amélia, naquela localidade, posteriormente, transferido para o HMTF, local onde Benedito acabou vindo à óbito cerca de trinta dias depois da ocorrência do fato, em decorrência dos ferimentos sofridos”.
Ainda segundo o Delegado Manoel Andreetta, “em razão da incidência da morte do autor do crime, foi requerido junto à Justiça pelo ARQUIVAMENTO do Inquérito Policial devido a ocorrência da EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PELA MORTE DO AGENTE, prevista no Art. 107 I do CP c/c Art. 62 do CPP”.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews