Teixeira de Freitas: A Polícia Civil, sobre o comando do delegado da Pasta de Homicídios, Manoel Andreetta, chegou à conclusão de um triplo homicídio tentado praticado contra as vítimas, as irmãs Stefanie Jesus Santos a “Tel” (de 21 anos), Jamile Jesus dos Santos (de 18 anos) e do tio delas, Acles Guimarães Miranda, o “Quinho” (de 32 anos), fato praticado na madrugada do dia 07 de fevereiro de 2020, em via pública, na Rua Pereira, próximo ao Bar do Lima e ao CRAS, no Bairro Castelinho. As vítimas foram socorridas junto ao HMTF pelas ambulâncias do SAMU, sendo a Stefanie alvejada por cinco disparos que atingiu os braços, as pernas, as nádegas e as costelas. A Jamile foi atingida por um tiro na região do abdômen.
Já a vítima Acles foi golpeada várias vezes na cabeça com a coronha da arma de fogo utilizada para cometer os crimes, sendo certo que as vítimas somente não vieram a óbito por circunstâncias alheias à vontade dos autores. Após as apurações iniciais, o caso foi encaminhado para a Pasta de Homicídios, e o delegado Manoel Andreetta, desenvolveu as investigações, em conjunto com o SI – Serviço de Inteligência da Delegacia Territorial, através dos investigadores Sérgio Adriano, Alexandre Augusto, Alex Honorato e Marcos Gomes, os quais apuraram que as vítimas encontravam-se no Bar do Lima, no momento em que, embaladas pelo uso excessivo de álcool, se envolveram em uma confusão generalizada.
Segundo apurou nossa equipe de reportagem, as discussões evoluiriam de meros xingamentos e agressões verbais, para às vias de fato e agressões físicas mútuas, terminando com as vítimas alvejadas por disparos de arma de fogo, efetuados pelos integrantes de um grupo de traficantes atuantes na área, conhecidos como grupo dos Irmãos Mabaços, figurando como autores diretos do crime, as pessoas de Beatriz das Neves, a “Bia” (de 21 anos) e seus comparsas, a pessoa de Abel Silva de Andrade, o “Belo” (de 21 anos) e Ismael Jardim Pereira, o “Mael” (de 22 anos). Segundo a polícia, são indivíduos da mais alta periculosidade, integrantes do referido grupo, que estão envolvidos na prática de vários assassinatos praticados nos bairros mais carentes, situados nas zonas periféricas limítrofes à Rodovia Federal BR. 101, neste município.
A redação do Liberdade News apurou ainda que, pouco antes de se iniciar a confusão, as vítimas estavam em uma mesa do referido Bar, quando terminaram se envolvendo uma discussão motivada por ciúmes, com um casal que estava sentado na mesa ao lado, sendo certo que a confusão terminou com Stefanie puxando de sua cintura uma faca, com o objetivo de golpear o casal, que acabou fugindo do local, para evitar maiores problemas, fato que começou e terminou sem maiores consequências. Não obstante, não se sabe ao certo o grau de envolvimento do casal fugitivo com os integrantes do citado grupo criminoso, mas que, no desdobramento dos fatos, Stefanie acabou se envolvendo em outra briga, agora do lado de fora do Bar.
Segundo informações, a briga foi com a pessoa de Beatriz, integrante do grupo de traficantes denominado grupo dos Irmãos Mabaços, quando Stefanie acabou “levando a melhor”, oportunidade em que Beatriz deixou o local em uma motocicleta, pilotada pelo seu comparsa Abel, “prometendo voltar para acertar as contas”. Advertidas do perigo, as vítimas deixaram o local às pressas, mas, na rua debaixo próxima ao Bar, Beatriz e Abel emboscaram as vítimas com a motocicleta, oportunidade em que Beatriz efetuou vários disparos com uma arma de fogo tipo revólver pertencente ao grupo, efetuados contra as vítimas, as irmãs Stefanie e Jamile, sem lhes permitir qualquer chance de defesa, descarregando sua arma durante a prática da ação criminosa.
Já a vítima Acles, que naquele momento saiu correndo do Bar para ajudar suas sobrinhas, acabou sendo surpreendido por um dos integrantes do grupo criminoso, a pessoa de Ismael, que após lhe apontar a arma de fogo anteriormente utilizada por Beatriz e de acionar o gatilho por várias vezes, entretanto, sem qualquer resultado, acabou por utilizar o revolver como uma “marreta” ou um “porrete”, golpeando o Acles várias vezes na cabeça, ao perceber, frustrado, que a arma de fogo estava com todas as munições deflagradas. Com a aglomeração de pessoas e curiosos que já se faziam presentes, os executores acabaram fugindo do local tomando rumo ignorado. As vítimas foram socorridas pelo SAMU ao HMTF, onde se recuperaram das lesões sofridas, após serem submetidas aos procedimentos cirúrgicos.
Segundo o Delegado Andreetta, “quando o Estado une as forças de suas Instituições para combater o crime, e estas dispõem da confiança da comunidade a qual pertencem, não há como o mal prevalecer ou qualquer crime que permaneça impune. Assim, a Polícia Civil promete intensificar suas ações para manter o controle da cidade além de utilizar sua inteligência e contingente para desmantelar os grupos criminosos que tanto mal vêm causando para o nosso Município”. O Inquérito Policial foi devidamente concluído, relatado e encaminhado à Justiça.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Fotos arquivo: Liberdadenews
Materia relacionada