Teixeira de Freitas: A Polícia Civil alerta que nos últimos meses, têm sido recorrentes os registros nas delegacias de todo o Brasil de uma modalidade de estelionato envolvendo compra e venda de veículos, em que o suposto comprador realiza falsos depósitos ou transferências em terminais de autoatendimento (Caixas Eletrônicos ou pela internet). Em Teixeira de Freitas não tem sido diferente e já ocorreram vários registros na delegacia por parte das vítimas desse tipo de crime.
Nessa modalidade de golpe, o estelionatário, após negociar o preço com o vendedor (vítima), simula uma operação de depósito em caixas eletrônicos ou transferências online pela internet. Em seguida, o criminoso apresenta o documento de agendamento da operação como se fosse algo já concretizado e a vítima entrega o veículo para o estelionatário, inclusive com assinaturas no DUT (DOCUMENTO ÚNICO DE TRANSFERÊNCIA) com firmas reconhecidas em cartório. Com a entrega do veículo acompanhado do documento assinado, o estelionatário, que em regra não reside na cidade da vítima e não apresenta documentos verdadeiros de identificação, encerra todos os vínculos com o vendedor que não consegue mais fazer qualquer contato com o comprador ou reivindicar a devolução de seu bem.
Como a operação de depósito e transferência não se concretiza, seja porque o cheque depositado no caixa eletrônico não possui fundo, ou o envelope de dinheiro ou cheque utilizado na operação estava vazio, a vítima acaba ficando sem o veículo e sem o pagamento. Em quase todos os casos, a vítima faz a transferência do veículo após consultar em sua conta bancária e confirmar um agendamento de depósito ou transferência. Ocorre que qualquer operação bancária por meio de autoatendimento só se concretiza após a agência bancária onde se realizou o depósito confirmar o dinheiro ou cheque depositado.
A Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas alerta para que as pessoas interessadas em comprar e vender veículos tenham cuidado durante as transações. “Não existe negócio bom o suficiente que dispense uma análise minuciosa pelas partes envolvidas. Se a outra parte exige uma negociação imediata é sinal de que algo está errado. O vendedor deve sempre confirmar em sua conta bancária a efetiva realização de depósitos e transferências, antes da entrega do bem. Além disso, ele deve entender que não basta agendamento de transferências ou a realização de depósitos em caixas eletrônicos para que o pagamento se concretize, já que tais operações devem antes ser confirmadas pelo banco responsável pela operação”, explicou o delegado Ricardo Amaral.
Por: Liberdadenews/Ascom