O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou, nesta quarta-feira (17), os recursos interpostos por investigados na Operação Faroeste, que apura esquema de venda de decisões por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). Na sessão, a corte rejeitou os agravos apresentados pela defesa de todos os investigados e manteve as prisões preventivas.

Foram julgados os recursos impetrados pela desembargadora Sandra Inês, o juiz Sérgio Humberto, e dos advogados Márcio Duarte, Geciane Souza Maturino dos Santos e Adailton Maturino dos Santos.

No dia 8 de maio, a desembargadora Sandra Inês Moraes foi exonerada do cargo de Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A decisão vale só para o cargo que tinha no Nupemec, e ela permanece desembargadora do TJ-BA, mesmo afastada das funções.

A quinta fase da Operação Faroeste ocorreu no dia 24 de março. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados expedidos, três deles de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão.

Ao longo das fases anteriores da operação, foram presos:

Maria do Socorro Barreto Santiago (desembargadora);

Sérgio Humberto Sampaio (juiz de primeira instância);

Adailton Maturino dos Santos (advogado que se apresenta como cônsul da Guiné-Bissau no Brasil);

Antônio Roque do Nascimento Neves (advogado);

Geciane Souza Maturino dos Santos (advogada e esposa de Adailton Maturino dos Santos);

Márcio Duarte Miranda (advogado e genro da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago)

Além disso, foram afastados dos serviços no TJ-BA Maria do Socorro Barreto Santiago (desembargadora), Sérgio Humberto Sampaio (juiz de primeira instância), Gesivaldo Britto (desembargador presidente do TJ-BA), José Olegário Monção (desembargador do TJ-BA) Maria da Graça Osório (desembargadora e 2ª vice-presidente do TJ-BA) e Marivalda Moutinho (juíza de primeira instância).

A Polícia Federal informou que o grupo é suspeito de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.

Operação Faroeste

A primeira fase da Operação Faroeste ocorreu em 19 de novembro, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados.

No dia 20 de novembro, a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) instaurou procedimento contra os magistrados do TJ-BA.

Três dias depois, a Polícia Federal prendeu o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 5ª vara de Substituições da Comarca de Salvador, em um desdobramento da Operação Faroeste.

Em 29 de novembro, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi presa. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Maria do Socorro estaria destruindo provas e descumprindo a ordem de não manter contato com funcionários. Indícios sobre isso foram reunidos pela PF e pelo Ministério Público Federal (MPF).

Em dezembro ocorreu outras fase batizada de Estrelas de Nêutrons, quando quatro mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o objetivo de obter provas complementares da possível lavagem de ativos. Os alvos foram um joalheiro e e um advogado.

Em março de 2020, ocorreu outra fase da operação. A desembargadora Sandra Inês foi presa na época.

Em abril deste ano, a desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo foi exonerada do cargo de Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

No início de maio, a Corte Especial do STJ decidiu tornar réus quatro desembargadores (Gesilvaldo Britto, Maria do Socorro Barreto Santiago, José Olegário Monção e Maria da Graça Osório) e três juízes (Marivalda Moutinho, Marcio Reinaldo Miranda Braga e Sérgio Humberto Sampaio) do TJ-BA alvos da Operação Faroeste.

No dia 21 de maio, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, manter a prisão preventiva da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago.

Fonte: G1

CIPE/Mata Atlântica apreende em Santo Antônio motocicleta com

Teixeira de Freitas: Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de março, por volta das 16h00, a Polícia Militar da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA)

CAEMA apreende drogas em ação no Bairro Novo em Caravelas:

Caravelas: Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de março, por volta das 11h35, uma Guarnição da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) realizava rondas e

Polícia Civil prende suspeito de roubo e posse irregular de arma de

Caravelas: Neste dia 28 de março, em uma operação bem-sucedida, a Polícia Civil de Caravelas cumpriu um mandado de busca e apreensão e prendeu

Operação da Polícia Civil da BA e MG recupera 10 Toneladas de

Alcobaça; Em uma operação conjunta, as polícias civis da Bahia e Minas Gerais recuperaram uma carga de queijo roubada, avaliada em cerca de R$

Polícia Militar apreende drogas no Loteamento Nanuque, em Teixeira

Teixeira de Freitas: Uma operação policial realizada pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou na apreensão de

Confronto no Bairro Portelinha em Prado termina com apreensão de

Prado: Na manhã desta quinta-feira (28 de Março), por volta das 05h00, uma operação policial resultou na apreensão de uma arma de fogo e na

Leilão de Terras em Território Indígena em Trancoso: Um Campo

Trancoso: A Justiça Federal de Eunápolis marcou leilão de uma área com 60.000 m², localizada dentro de território tradicionalmente ocupado

Ação da RONDESP/Extremo Sul recaptura foragido da Justiça de Minas

Prado: Na manhã de quinta-feira (28), por volta das 6h10, a RONDESP/Extremo Sul cumpriu um mandado de prisão contra um foragido da Justiça de

Ação da RONDESP termina com morte de suspeito de homicídios no

Teixeira de Freitas: Na tarde desta quarta-feira (27), por volta das 16h10, a RONDESP/Extremo Sul realizava patrulhamento tático na Rua B do

Operação Policial em Porto Seguro resulta em três criminosos

Porto Seguro: Neste dia 27 de março, uma operação realizada pela RONDESP Extremo Sul, com o apoio do 8° BPM/BCS, resultou na apreensão de um

Nossos Apoiadores: