Teixeira de Freitas: Duas pacientes do Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas vieram a óbito na madrugada desta quinta-feira, 18 de junho. As pacientes estavam internadas com Covid-19 e haviam sido transferidas da UTI do HMTF para o Hospital de Campanha. Segundo apurou nossa equipe de reportagem, uma queda de energia provocou um apagão e desligou os aparelhos, levando os pacientes à morte.
Segundo informações levantadas por nossa equipe de reportagem, era por volta das 02h00 da manhã, quando houve uma queda de energia e desligamento dos aparelhos. Fontes da nossa equipe disseram que o gerador não acionou e médicos e enfermeiros assistiram desesperados aos pacientes se desfalecerem, sem nada poder fazer. "Profissionais de saúde entraram em desespero, choraram e ficaram horrorizados com a situação".
Isso mesmo, vidas se perdendo em nossa região por ingerência do estado, que se apressou em dizer que o Hospital de Campanha estava entregue, mesmo faltando equipamentos e profissionais. Nossa equipe já havia denunciado a falta das bombas de infusão, e que os pacientes do HMTF foram transferidos com as bombas de infusão daquela Unidade, e não as bombas novas que deveriam estar instaladas, quando da "inauguração" do Hospital de Campanha.
Não bastasse isso, essa lamentável notícia agora. As duas pacientes que morreram nessa madrugada foram identificadas como Maria Lúcia Lima de Oliveira, 69 anos e a jovem Eschyle Julia, de 18 anos de idade. Nossa equipe de reportagem conversou com familiares da jovem, e segundo o boletim médico divulgado ontem, ela apresentou melhoras e bons resultados na parte respiratória, porém foi acometida por uma infecção sanguínea por isso permanecia internada.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o secretário de Saúde do Município, Herbert Chagas, e ele disse que está levantando informações sobre o que realmente aconteceu e que iria emitir uma nota esclarecendo tudo.
Antes de finalizarmos essa reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou uma nota.
Leia na íntegra.
"A Secretaria Municipal de Saúde informa, com pesar, o falecimento de dois pacientes que estavam internados na UTI do Hospital de Campanha em Teixeira de Freitas. Ambos faleceram na madrugada desta quinta-feira (18). Faleceram, uma menina de 18 anos e uma senhora de 69 anos. A primeira paciente estava internada desde 28 de maio e a segunda, desde 3 de junho.
Os dois casos estavam confirmados para COVID-19. A causa morte foi uma evolução clínica, conforme documento enviado pelo Hospital, que afirma que os pacientes “já estavam em quadro grave” e que não houve ligação com “qualquer falta de energia”.
A direção do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas também encaminhou uma nota informando que as mortes não tiveram relação com problemas técnicos, nas, evolução do quadro clínico das pacientes.
Veja a nota do Hospital.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews