Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem apurou nesta terça-feira, 05 de outubro, dia da visita da diretora do DEPIN (Departamento de Polícia do Interior), Drª Rogéria Araújo, que a cidade de Teixeira de Freitas acabou de superar o número de homicídios ocorrido no ano passado (2020). Durante todo o ano de 2020, nossa cidade registrou 68 homicídios. Já este ano, com o homicídio ocorrido nesta segunda-feira (04), no Bairro Bela Vista, a cidade passou ao número de 69 homicídios em 2021. E olha que ainda faltam 03 meses para o término do ano.
Ou seja, mais uma vez os policiais militares e civis da região Extremo Sul não receberão o PDP (Prêmio de Desempenho Policial), uma gratificação oferecida pelo estado para as regiões que reduziram as estatísticas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Nossa equipe apurou ainda que no primeiro semestre de 2021 houve 42 homicídios, contra 28 do primeiro semestre de 2020. No segundo semestre de 2021, houve até o momento 27 homicídios. No mesmo semestre de 2020 foram 15. No total, este ano já são 69 assassinatos.
A redação do Liberdade News recebe constantemente ligações, mensagens, e-mails de familiares de vítimas de homicídios na cidade. Familiares nos cobram respostas, nos pedem que cobremos respostas, que busquemos informações. Por que até hoje as investigações sobre a morte do meu filho não avançam? Por que ninguém descobre nada nestas investigações? O que houve com a Polícia Civil? Questionamentos assim chegam a todo momento para nós? E estamos repassando à delegada coordenadora Drª Valéria e à Diretora do DEPIN, Drª Rogéria Araújo.
O que nossa reportagem ouve nos bastidores é que a Polícia Civil de Teixeira parece não trabalhar. Parece ser meramente uma polícia burocrática. Há tempos não se fala em elucidação de crimes. Os homicídios estão aumentando, e a sensação de insegurança da cidade também. Os últimos conduzidos acusados de homicídios foram presos pela Polícia Militar. “Estamos desolados, se não pudermos confiar na polícia, na Justiça, o que vamos fazer?”, questionou uma moradora do Bairro Bela Vista, que não quis se identificar.
Importante ressalta que nossa equipe de reportagem confia na atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil, e que não faltam esforços dos comandantes e coordenadores destas instituições, bem como de todos os policiais para o combate ao crime. Mas é preciso que haja um maior investimento do Estado nestes órgãos. Há muitos relatos de descaso e abandono do estado em relação aos seus servidores, e com a pandemia, o problema se agravou, especialmente por fatores externos, entre eles, a baixa remuneração dos servidores, que há 07 anos não têm reajustes do governo.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias Relacionadas: