PALAVRA DA PRESIDENTE :
A Presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas Marta Helena Leal iniciou a Sessão Ordinária de 08 de Junho saudando a Sra. Boinha, que retornava a cidade após período no exterior. Saudou a presença no plenário do correligionário de campanha e líder comunitário Carlinhos Carreteiro
TRIBUNA DA CÂMARA
GENIVALDO BISPO DE OLIVEIRA
Saudou a todos. Disse que Teixeira de Freitas vive momento difícil pela ansiedade pró construção de obras ansiadas como o Estádio Municipal. Que esteve recentemente com líderes de equipes que disputarão o Interbairros deste ano. Que muitos adeptos do esporte e ligados ao esporte lamentaram a paralização das obras. Lembrou a realização do campeonato e a participação como promotor do Deputado Uldurico Pinto. Que muitos não acreditavam no campeonato e ele está aí, há três anos. Lamentou a ausência de Teixeira em eventos importantes no estado, como o Campeonato Baiano. Que ainda bem que temos os que lutam pelo nosso esporte aqui na cidade. E uma coisa importante é o retorno das obras do estádio. Lembrou os velhos tempos de representatividade local para a participação no Intermunicipal.Pediu a união de todos pelo esporte.
CLOVES MARTINS QUARESMA NETO - NETINHO
Saudou a todos. Lembrou a importância da presença do cidadão. Falou do equívoco acontecido na semana passada, relacionado ao Ponto Facultativo do Dia de Corpus Christi. Que pessoas lamentaram o fato pois eles afirmaram que o dia é feriado . Que teve conhecimento de uma portaria oriunda do governo federal determinava os pontos facultativos em dias anteriormente eram feriados . Lembrou que Teixeira passa um momento crítico com a Dengue. Até companheiros da Câmara sofreram a questão. Que entrou com matéria reivindicando o plantio de uma planta, que se alimenta com o Mosquito da Dengue e é eficiente no combate ao mal e está sendo utilizada em vários locais. Que espera que ela seja plantada aqui.
GILBERTO SOUZA SANTOS
Saudou a todos. Falou do dia 05 de Junho, que foi o dia do Meio Ambiente. Que tem encaminhado ao Poder Executivo projetos para a recuperação de nascentes, de criação do Parque Municipal e outros, o que atesta sua preocupação com as questões ambientais. Falou da parceria da BahiaGas com a Fasb, no momento em que está sabendo que muitas empresas serão instaladas na região, para aproveitar a economia barata advinda do gás. Que foi anunciado investimento na ordem de 160 milhões. Que aqui vai ser instalado ponto de distribuição. Que muitos empresários mostraram interesse em aproveitar o potencial. Destacou a preocupação dos comerciantes da noite com a lei do fechamento de seus estabelecimentos após a meia noite. Que eles investiram em seus estabelecimentos e vão ter que demitir. Que eles querem discutir a questão para que se chegue a uma solução que atenda a todos.
JOSÉ HENRIQUE GONSALVES DA CRUZ
Saudou a todos. Disse que apresentava com a Presidente Marta Helena Leal Projeto de Lei pró criação de Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. Que a nível de Teixeira sabe que muitos podem ser recuperados. Que Teixeira de Freitas pelas suas dimensões já deveria ter uma obra nesta direção, para o resgate de pessoas atingidas. Sobre a polêmica da Fenacouro, quando distorceram suas palavras, destaca que o fato repercutiu e felizmente as pessoas entenderam. Sobre a expressão Burro de Carroça que disse a respeito de alguns, fala sobre elementos que não enxergam em todos os ângulos e é uma expressão de domínio público. Sobre a Fenacouro, ele tomou conhecimento de suas peculiaridades e não viu nada de tão expressivo. Que o comerciante precisa estar aberto a competição. Lembrando ainda que muitos produtos vendidos ali não são encontrados em Teixeira. Lembrou em relação ao lixo, o Município começa a voltar ao normal, mas alguma coisa precisa ser feita pela população para ajudar no processo. Que em muitos lugares onde se pede para não se colocar lixo, isso infelizmente tem acontecido.
JOSÉ GONZAGA DA SILVA
Saudou a todos. Parabenizou o Vereador Genivaldo pelo discurso, lembrando não só a obra do Ginásio de Esportes, mas que precisa ser destacada a conclusão do Hospital de Hemodiálise e outras, que também estão paralizadas. Sobre a palavra de Henrique lembra que muitos já não sabem mais onde colocar o seu e por isto tem extrapolado.
JULIO CESAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE- GAROTINHO
Saudou a todos. Falou que mais uma vez discordava da palavra de Henrique sobre a Fenacouro. Que o comércio local quer é a regulamentação da coisa e não a sua proibição. Que eles vem não pagam tributos e concorrem deslealmente com quem paga todos os impostos. Que sua preocupação é defender quem gera empregos. Eu respeita a sua posição, mas discorda de sua linha de raciocínio. Que virá projeto para a Câmara para a regulamentação. Citou o seu projeto que municipaliza as rádios comunitárias em Teixeira de Freitas como Itabuna, São Paulo e Campinas fizeram. Que o povo já aprovou as rádio comunitárias. Que chegou a hora de se tratar da questão. Se congratulou com o Presidente do PT de Teixeira de Freitas. Que quando foi Vereador em gestão passada foi o único defensor do Padre Aparecido na casa. E não vê um defensor do PT na Câmara Municipal com veemência, com força, lembrando que João Bosco faz uma campanha digna de elogios. Lembrou que foi o primeiro que falou que Henrique era candidato a Deputado Estadual e isso tem que ser lembrado.
LUIS HENRIQUE RESSURREIÇÃO DE SOUZA – LULA
Saudou a todos. Citou o retorno de Boinha. A presença de presidentes de associações. Citou datas próximas. O dia da imprensa, o quarto poder da democracia. Dia 8 o Dia do Porteiro, Dia 10 Dia da Língua Portuguesa. Lembrou o Dia 13 de Santo Antônio. Lembrou o trezenário de Santo Antônio, do qual tem participado. Sobre a Fenacouro achou muito bom a abertura de debates. E aproveitou a oportunidade para fortalecer a idéia da criação da Feira de Artesanato, que é idéia sua e tem tudo para a geração de emprego e renda e seria até uma opção turismo. Parabenizou Marta Helena e Henrique pela matéria para a criação do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. E lembra que ainda continua batendo na tecla da prevenção. Que é preciso investir na prevenção. E continua destacando a sua matéria sobre toxicologia na escola. Assim como outras questões como a Pedofilia, numa sociedade que tem programas de tv as seis da tarde inadequados. Que a situação é crítica e não se pode esquecer que a nível local são muitos os casos e não há uma estrutura para um combate efetivo. Que há um Juiz, o Dr. Argenildo como responsável pela área , que atende um enorme número de varas e está sobrecarregado. Que deveria existir na cidade uma estrutura voltada para atendimento só a este setor.