José Serra e Dilma Rousseff aparecem empatados na mais recente pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República. Essa foi a última pesquisa divulgada antes do início oficial da campanha eleitoral, na próxima terça-feira, dia 6.
A consulta oas eleitores foi realizada pelo Ibope sob encomenda para a Associação Comercial de São Paulo. O resultado aponta que os dois principais candidatos à sucessão do presidente Lula têm 39% das intenções de voto. Em terceiro, aparece Marina Silva, com 10%.
Há pouco mais de uma semana, o mesmo instituto divulgou pesquisa em que a candidata governista aparecia na liderança isolada, com 40 pontos, enquanto serra tinha 35 e Marina, nove. Entre as duas aferições, Serra apareceu em inserções na televisão e no rádio por conta do horário gratuito do PSDB.
O cenário descrito pelo Ibope se assemelha muito com o que foi descrito em recente pesquisa do Datafolha, que mostrava Serra com 39 e Dilma com 38 pontos percentuais. A partir desta semana, começa, de fato a campanha, com os candidatos podendo participar de comícios e com a liberação para distribuição de material de campanha e uso da internet. O horário gratuito no rádio e na TV, no entanto, só começa em agosto.
Números do Ibope
Na simulação de um virtual segundo turno, os dois candidatos permanecem empatados, com 43% das intenções de voto. Mas os eleitores parecem acreditar mais na vitória de Dilma Rousseff, já que 45% dizem que ele deve ser a próxima presidente, contra 39% que creem numa vitória de Serra.
A petista lidera no Nordeste com 50% das intenções de voto contra 30% de Serra. Já no Sudeste, a situação se inverte em favor do tucano, com 41% a 34%. No Centro-Oeste, Serra reverteu a vantagem que era de Dilma. Na última pesquisa ela liderava com 40% a 34%, mas perde agora por 45% a 37%.
Um dado curioso é que a candidata do PT não tem a preferância do eleitorado feminino, que pende para o lado de Serra por 46% a 39%. Entre os homens, é a petista quem leva vantagem, por 48% a 39%.
Nanicos
Dez candidatos à presidência da República devem disputar a eleição. Nos últimos dias, alguns que pretendiam entrar na disputa desistiram.
Ciro Moura (PTC), Mário de Oliveira (PT do B) e Américo de Souza (PSL) anunciaram nos últimos dias a desistência.
O Ibope revela que 44% dos eleitores entrevistados declararam não ter nenhum interesse pelo processo eleitoral. Apenas 7% declararam intenção de votar em branco ou votar nulo. Outros 11% se disseram indecisos.
Por Rogério P.