Três políticos do extremo sul baiano que pretendem participar das eleições deste ano podem ter o pedido de registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que tem até o dia 5 do próximo mês para decidir sobre o assunto.
Estão na relação dos ex-gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) os ex-prefeitos Dilson Santiago – pretenso candidato a deputado estadual por Itamaraju – e Jânio Natal – federal por Porto Seguro – e o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis Vasco Queiroz, que almeja também ser candidato a deputado federal.
Os três pretensos candidatos fazem parte da lista dos “fichas sujas”, cujo parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) ao TRE foi pela rejeição dos registros de candidatura.
Jânio Natal é postulante ao cargo de deputado federal pela coligação "Vitória de uma Bahia que tem pressa" por Porto Seguro. Só que o processo contra ele é referente às contas da prefeitura de Belmonte, que foram reprovadas em 2003, durante a sua administração.
Vasco de Queiroz, do PP de Eunápolis, quer também ser candidato a uma vaga na Câmara Federal dentro da Coligação "Pra Bahia Seguir Mudando". As contas reprovadas pelo TCM em relação à sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores podem impedir a sua candidatura.
O ex-gestor do legislativo eunapolitano, que é atualmente presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), embora não desenvolva função parlamentar na Câmara de Eunápolis, teve as contas do exercício de 2007 reprovadas pela corte estadual.
Já o ex-prefeito de Itamaraju, Dílson Santiago (PT) pleiteia candidatura a deputado estadual amparado pela coligação "Pra frente Bahia". Santiago teve também as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e não apresentou Certidões Criminais Negativas.
Segundo levantamento da Rádio Extremo Sul AM, o petista teve todas as contas de sua administração, entre 2005 e 2008, rejeitadas pelo TCM. Entretanto, a Câmara de Vereadores de Itamaraju derrubou o parecer do tribunal e validou os balancetes das quatro contas apresentados por Santiago.
Simões
Aparecem também na relação dos pretensos candidatos a deputado, políticos conhecidos no sul da Bahia, entre eles o ex-prefeito de Itabuna e ex-secretário estadual da Agricultura Geraldo Simões, do PT.
Simões, que administra mandato de deputado federal e quer concorrer à reeleição pela coligação "Pra Bahia seguir mudando", assim como o seu colega de partido Dilson Santiago, teve as contas reprovadas pelo TCM e não apresentou Certidões Criminais.
Domingos Oliveira