Teixeira de Freitas: Cerca de 180 toneladas de lixo são recolhidos diariamente em nossa cidade, segundo o site da Prefeitura Municipal. A equipe do Liberdade News foi procurada na manhã deste sábado, 08 de agosto, por moradores dos bairros Santa Rita, Ouro Verde Parque, Colina Verde e Estância Biquíni, os quais relatam que apesar de a prefeitura fazer a coleta do lixo, moradores de outros bairros vêm e depositam seu lixo em locais pré-estabelecidos, transformando as ruas em verdadeiros lixões.
Segundo a moradora Aparecida Dias Santos (Dona Cida), a falta de educação é tamanha que mesmo os moradores solicitando a limpeza da área pela prefeitura, e colocando placas, estes cidadãos não se sentem constrangidos em parar carros e até carroças, e descartar móveis, roupas, livros e resíduos da limpeza de quintais e até animais mortos, fazendo de vias públicas, verdadeiros lixões a céu aberto.
Ainda segundo Dona Cida, comerciante do Bairro Santa Rita, o depósito desses materiais tem atraído insetos, animais peçonhentos e urubus o que acaba atrapalhando seu comércio causando mau cheiro e um aspecto ruim na rua. A situação da rua, localizada atrás do condomínio Mont Serra II no entanto, já é de conhecimento da Prefeitura de Teixeira de Freitas que, através da Secretaria de Serviços Urbanos/Departamento de Limpeza Pública, trabalha no caso, porém a situação persiste por descaso de uma parcela da população.
Para Maria Luiza, que mora no local há mais de 05 anos, a Prefeitura faz seu trabalho corretamente, mas a população não ajuda, levando a esse caso, que já dura anos. “Vergonhosa. É isso que essa situação é. Os caminhões de lixo passam aqui várias vezes por semana e basta eles saírem que o pessoal volta a jogar lixo de novo. É um absurdo a falta de educação dessas pessoas. No próprio bairro que elas moram e fazem isso”, relatou.
“O carro do lixo passa três vezes por semana aqui no bairro e limpam esse lixo todo, mas basta eles saírem que já vem gente jogando novamente. Eu não consigo passar por essa rua e ficar nessa esquina sem sentir uma agonia, com esse fedor horrível. Acho que só resolve com prisão dos que jogam o lixo, não tem outra solução”, fedabafou outra moradora.
De acordo alguns moradores, como o senhor, Maciel da Silva, é difícil até na hora da alimentação para quem mora perto da rua, porque o cheiro forte entra dentro das casas. “Eu moro aqui na rua ao lado e a prefeitura passa aqui para limpar, mas não adianta, alguns moradores simplesmente continuam jogando lixo. Talvez a única forma de resolver seja colocando vigilância 24h ou um fiscal que passe o dia aqui para evitar que joguem lixo”, disse.
Todos os ouvidos pelo Liberdade News fazem um apelo para que as pessoas deixem de jogar o lixo nas ruas da cidade, visto que a secretaria responsável disponibiliza um número de celular para solicitação da coleta (99994-4972). "Não adianta somente cobrar da prefeitura, se cada um fizer a sua parte, teremos uma cidade melhor", finalizou o morador.
Por: Alexandra Silva/Liberdadenews