Alcobaça: Nossa equipe de reportagem teve acesso com exclusividade a informações de que a pré-candidatura e Givaldo Muniz, mais conhecido como Zico de Baiato, a prefeito de Alcobaça nas Eleições 2020, está comprometida por problemas de desfiliação e nova filiação partidária. O pré-candidato Zico de Baiato era filiado ao PROS (90), e disputaria as eleições deste ano, tendo como seu principal oponente, o atual prefeito de Alcobaça, Léo Brito.
Porém, ele se desfiliou do PROS, e no último dia 31 de agosto, se filiou ao PL (Partido Liberal). Esse fato inviabiliza a sua candidatura, pois, segundo a Legislação Eleitoral (Lei n° 9.504/1997 – artigo 9, caput), para concorrer no pleito, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido pelo mesmo prazo. Segundo o TSE, esse prazo firmou, “é insuscetível de ser afastado pelo Colegiado”, uma vez que necessitaria de alteração da norma legal.
Nossa equipe teve acesso a documentos que comprovam essa estranha manobra política do candidato Zico de Baiato, às vésperas das eleições. Em um documento assinado e registrado em cartório pelo Givaldo Muniz (Zico de Baiato), ele comunica ao EXMo. SR Dr. Juiz de Direito da 112ª Zona Eleitoral do município de Alcobaça, a sua desfiliação do Partido Republicano da Ordem Social – PROS, junto ao seu diretório/Comissão Provisória em 31/08/2020.
Em outro documento, também autenticado em Cartório, o Givaldo Muniz comunica ao presidente do Diretório PROS, que a partir de 31/08/2020, ele não faz mais parte do dos quadros de filiados deste partido, e pede que o seu pedido seja enviado ao juiz eleitoral do município, uma nova relação de filiados do partido, com ausência do seu nome.
Nossa equipe teve acesso ainda a ficha de Filiação Partidária, em que o Givaldo Muniz pede a sua filiação junto ao Partido Liberal (PL), datada de 31/08/2020. Bom, não bastasse esse documento por escrito e assinado pelo Givaldo Muniz, nossa equipe verificou junto ao TSE que o Givaldo Muniz (Zico de Baiato), está formalmente filiado ao Partido Liberal (PL), com data de filiação em 31/08/2020. Nossa equipe teve acesso ainda a um e-mail do analista Jurídico do TSE, que confirma a desfiliação de Zico de Baiato no Sistema de Filiações Partidárias.
Antes de ser publicado no site do TSE a nova filiação de Givaldo Muniz (Zico de Baiato), nossa equipe consultou através do título de eleitor de Givaldo Muniz, que ele não constava como NÃO FILIADO A PARTIDO. Ainda no site do TSE, a equipe do Liberdade News acessou o Sistema de Filiação Partidária, onde mostra o histórico de cancelamento das filiações de Givaldo Muniz. Neste histórico, mostra que entre 15/10/2019 e 31/08/2020, Zico de Baiato se desfiliou de 05 (cinco) partidos políticos (PSDB, PRTB, PTB, DEM e PROS).
Após a repercussão dessa manobra política de Zico de Baiato entre os grupos políticos que apoiam a sua candidatura em Alcobaça, muitos boatos têm surgido em torno do assunto. Áudios espalhados nas redes sociais estão acusando Dr. Pedro e Léo Brito, junto com seus apoiadores de ter falsificado a assinatura e os documentos que pedem a desfiliação do PROS e a filiação junto ao PL.
O presidente do Partido PROS de Alcobaça manifestou-se sobre o caso, e alega que é uma mentira plantada, no que ele julga “ATO de DESESPERO DA OPOSIÇÃO”, que é impedir a pré-candidatura de Zico de Baiato (Líder Político). Na nota, o presidente do PROS ainda diz “que expressa seu repúdio e orienta ao povo para que verifiquem notícias e rumores que sejam divulgados sem teor de confiança para que não caiam na cilada de acreditar nessas Fake News”.
Nossa equipe de reportagem também teve acesso a um vídeo encaminhado por Zico de Baiato nas redes sociais, em que ele pede a população que não acreditem em Fake News. “Contra fatos não há argumentos. Existem muitos comentários maldosos, já existiram desde o início da nossa caminhada. A mentira sempre tem perna curta. A verdade sempre aparece. Peço aos nossos eleitores, aos nossos apoiadores, não acreditem em pessoas que estão ai para espalhar notícias, para espalhar boatos. Estão aí para tentar burlar o processo eleitoral de Alcobaça a qualquer custo. E isso vai ser provado. Zico colocou o nome à disposição para ir até o final do processo. Abaixo de Deus, vocês que vão julgar isso, e a Justiça Eleitoral está aí para julgar a verdade. Estamos Juntos”.
No vídeo, o Zico de Baiato não cita em nenhum momento que foi vítima de falsificação de sua assinatura. Não cita sobre filiação ou desfiliação. Esse fato está provocando grande repercussão em Alcobaça. Ás vésperas das eleições, Léo Brito pode perder seu principal opositor. A equipe do Liberdade News está atenta acompanhando todos os desdobramentos desta “Bomba” na política de Alcobaça.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews