Teixeira de Freitas: O Partido dos Trabalhadores – PT de Teixeira de Freitas realizou na tarde desta quarta-feira, 16 de setembro de 2020, no auditório do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão – CEPROG, a sua convenção partidária que apresentou pré-candidatura a prefeito de Dr. João Bosco Bittencourt ao lado de Eujácio Dantas como pré-candidato a vice e mais 28 pré-candidatos a vereadores(as).
De acordo com João Bosco, o nome de Eujácio já estava cotado há mais de três meses, de forma interna dentro das discussões do partido, porém o pré-candidato confirmou que houve negociações com a pré-candidata a prefeita Marta Helena que após muitas conversas e propostas entre os partidos acabou, por fim, recusando e mantendo-se em outra chapa, fazendo com que o PT mantivesse o nome de Eujácio deixando para anunciá-lo apenas nas vésperas da convenção.
“Nós queríamos muito mesmo ter a Marta Helena como nossa companheira, fizemos esforços gigantescos, talvez esse tenha sido um dos motivos pelos quais não anunciamos Eujácio antes, fizemos acordos com a direção estadual e nacional do PT para que, se por caso ela aceitasse, nós superaríamos todas as dificuldades para caminharmos juntos. Infelizmente não deu certo, mas isso não nos atrapalha! Continuamos respeitando todos os candidatos […] só estou informando porque a cidade esperou muito que isso acontecesse, e eu queria deixar claro que fizemos tudo que foi possível para que acontecesse. Mas essa é uma página que está virada.” ressaltou Dr. João Bosco.
No evento, João Bosco disse que muitas obras de seu mandato na prefeitura foram inauguradas pelo atual prefeito, falsamente como obras da atual gestão “Essa gestão que está ai, ela é profissional em falsificar, ela mente. O plágio é fantástico, ela é especialista em pintar a obra dos outros para inaugurar, eu não tenho nada contra, eu queria que fizesse muita obra mesmo, mas tem que fazer e pintar as dela! O que não deu tempo de terminar era obrigação de quem chegou terminar” afirmou João que disse ainda que a população teixeirense sofreu muitos prejuízos pela irresponsabilidade e incompetência, pela falta de decência e dignidade de quem assumiu o comando da cidade.
De Acordo com João, Teixeira de Freitas passou por uma interrupção no seu processo de desenvolvimento com o fim do seu mandato, segundo ele a cidade poderia estar bem mais adiantada, “Hoje ainda tem mais de 160 milhões da obra do PAC que não foram gastos, e eu estou articulando para ver se consegue-se prorrogar o contrato que vence dia 31 de dezembro, porque essa administração que está ai não teve competência para levar adiante esse projeto que poderia ter acabado com o esgoto a céu aberto em Teixeira de Freitas” informou João lembrando que em sua gestão realizou muitas obras, porém ainda há muito o que fazer.
O ex-prefeito afirmou que não tem como a oposição o criticar pelo seu mandato, isso por conta da quantidade e grandiosidade das obras que realizou, segundo ele em sua gestão não faltava remédios nos postos de saúde e nem não faltavam exames para a população da cidade: “Nós acabamos com as filas do SUS, com as filas de cirurgias, tínhamos resolvido definitivamente esses problemas e era para ser dali pra melhor e não para destruir o que estava pronto!”, disse.
“Fizemos muito pela cidade, na saúde, na educação, assistência social, infraestrutura, tivemos um projeto de alavancar recursos e verbas para a melhoria das condições de vida do povo, principalmente para a população mais carente, foi um momento extraordinário para o desenvolvimento da cidade, gerando emprego gerando renda. Implantamos a rede Simples para o desenvolvimento de pequenas empresas, tornando possível a abertura de novas empresas em 72 horas, investimos muito na agricultura familiar, investimos no melhoramento genético de pequeno rebanhos, possibilitamos politicas públicas em respeito as mulheres, criamos o Centro de Referência em Atendimento a Mulher – CRAM. No quesito de obras, trouxemos a Universidade Federal – UFSB, colocamos o Aeroporto para funcionar, então temos um grande legado na cidade. Os novos desafios seguem no que eu já havia projetado para a cidade quando eu fui prefeito..
Entre suas principais propostas para o futuro da cidade, João prometeu que se for eleito, fará a criação de um hospital público com 300 leitos em parceria com o governador Rui Costa e que isso diretamente vai gerar mais de 4.000 empregos e funcionará em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, além da criação de um centro de pesquisas de célula-tronco na cidade.
“Eu disse que traria a Unidade de Pronto Atendimento -UPA e está feito, tudo que eu prometi está feito, a UFSB foi implantada, a construção de vários postos de saúde, Centro de Reabilitação IV – CER IV, mas não estão funcionando como deveria, eu quero colocar tudo para funcionar.” Ressaltou.
O pré-candidato falou ainda sobre o re-estabelecimento do apoio da agricultura familiar no que refere a alimentação dos estudantes do município, e no apoio aos professores na luta pelo FUNDEB que é um direito que deve ser garantido.
.Por fim o pré-candidato desmentiu os boatos que correm a cerca de sua suposta inelegibilidade politica, dizendo que ele não está inelegível.
'As contas reprovadas pela Câmara de Vereadores em minha gestão, foi exatamente as de contratação de pessoal para o combate a dengue e o zika-vírus, trabalhadores para os novos postos de saúdes que foram criados para atender a população. Eles deveriam ter visto que o que eu estava fazendo era possível e legal. Os programas do Governo Federal foram implantados na Assistência Social, na Habitação, na Saúde, para isso acontecer precisou de pessoas para trabalhar. Por isso rejeitaram três contas minhas, mas eu vou enfrentar tribunal, fui pra justiça, pois não podia deixar gente morrendo por falta de atendimento adequado e falta de pessoal” ,informou.
O PT em Teixeira de Freitas conta como base aliada o Partido Socialismo e Liberdade-PSOL, Partido Social Democrático-PSD, Partido Verde-PV e o Movimento Democrático Brasileiro – MDB, além de receber o apoio de sindicalistas, movimentos sociais, vereadores e outras figuras públicas importantes no município. Segundo João a Convenção foi um grande sucesso assim como deve ser sua campanha eleitoral.
Por: Tatiana Novais/Liberdadenews