Seis semanas após a eleição nos Estados Unidos e passado um dia da confirmação do resultado pelo colégio eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumprimentou o democrata Joe Biden por sua vitória.
Bolsonaro foi um dos últimos chefes de Estado a cumprimentar Biden. Também nesta terça, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reconheceram a vitória de Biden.
“Da minha parte, e da parte dele com toda certeza, o americano é pragmático, nós vamos fazer um trabalho de cada vez mais aproximação“, disse Bolsonaro em declaração feita ao jornalista José Luiz Datena.
Além disso, em sua conta oficial no Twitter, Bolsonaro enviou uma mensagem ao presidente eleito dos Estados Unidos. “Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos", disse Bolsonaro, na mensagem.
A mesma mensagem foi encaminhada ao presidente eleito pelo canal oficial do Ministério das Relações Exteriores. “Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos”, continuou Bolsonaro.
Nesta segunda, 14, seguindo o calendário eleitoral do país, o Colégio Eleitoral americano confirmou a vitória de Biden. O presidente Donald Trump, a quem Bolsonaro declarou apoio durante a campanha nos EUA, não admite a derrota para Biden e tentou, em diversas ações judiciais, anular o resultado. Em todos os casos, a Justiça rejeitou a anulação.
Fonte: Atarde