Lajedão: Nossa equipe de reportagem recebeu nesta sexta-feira, 29 de janeiro, informações de que o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Lajedão, Jovino Viana de Oliveira, o Jove, teve a sua prestação de contas das eleições 2020 rejeitadas pela Justiça Eleitoral. O parecer técnico conclusivo (ID 74084069) apresentou conclusão favorável à desaprovação das contas em face da existência de irregularidades relevantes no procedimento adotado.
Segundo a decisão do Juiz Eleitoral da 153ª Zona Eleitoral, Dr. Humberto Maçal, "da análise detida dos autos verifica-se que as contas não foram apresentadas integralmente de acordo com as disposições da legislação de regência, bem como que as falhas identificadas no parecer técnico conclusivo não foram sanadas pelo candidato, e, analisadas em conjunto, comprometem a regularidade das contas".
"Dessa forma, considerando os termos do Parecer Ministerial, e obedecidas as diretrizes traçadas pela legislação Eleitoral pertinente, com fundamento no art. 30, inc. III, da Lei nº 9.504/97 e art. 74, inc. III, da Res. 23.607/2019 do TSE, julgo DESAPROVADAS as contas prestadas por JOVINO VIANA DE OLIVEIRA, candidato ao cargo de VEREADOR pelo Partido PROS, no município de LAJEDÃO/BA, nas Eleições Municipais 2020, para que produza os seus efeitos jurídicos e legais."
Nossa equipe tentou contato telefônico com o ex-vereador Jove, mas não obtivemos resposta. Em pesquisa ao site do TSE, Nossa equipe levantou informações de que o ex-vereador está recorrendo da decisão.
Nomeação do ex-presidente Jove para Acessor Político
Mesmo diante de diversas denúncias de improbidade administrativa, de enriquecimento ilícito e diversas condutas que desabonam o histórico político do ex-vereador, e agora essa decisão judicial que desaprova a prestação de contas do então candidato a vereador, o atual prefeito de Lajedão, Ariston Almeida Passos Filho, o Tonzinho, nomeu o Jovino Viana como Assessor Político através da Portaria 020/2021.
É o paradoxo da Nova Gestão e a Velha Política. Nossa equipe de reportagem já havia denunciado que a ex-prefeita Maria de Lourdes Tavares, a Lourdinha, foi nomeada ao cargo comissionado de Diretora de Auditoria, e que seu ex-marido Delio Souto foi nomeado a outro cargo de confiança, sendo que ambos respondem a processos na Justiça, inclusive a ex-prefeita teve seu mandato cassado.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews