Fabiano Sampaio (PDT) é o novo prefeito de Firmino Alves, município do Sudoeste baiano, após eleição suplementar realizada nesse domingo, 3. Com 50,85% (2.030) dos votos, o pedetista venceu Samuel Pereira (PSD), que teve 49,15% dos votos válidos, com 1.962 votantes.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o percentual de abstenção na eleição suplementar foi de 9,21% (416); 0,44% de votos brancos (18) e 2,24% de votos nulos (92).
A eleição suplementar em Firmino Alves foi determinada após indeferimento da candidatura do ex-prefeito Padre Aguinaldo, seu aliado político, que foi vitorioso durante as eleições municipais de 2020. Com a decisão, a eleição foi anulada e um novo pleito foi marcado.
O agora prefeito Fabiano Sampaio, que era presidente da Câmara de Vereadores, tinha assumido a prefeitura interinamente após o indeferimento dos recursos de Padre Aguinaldo. O vice-prefeito de Sampaio é Isaac Barreto, que foi candidato a vice na chapa de Padre Aguinaldo, em 2020. A diplomação do novo prefeito está marcada para o dia 18 de outubro.
Em setembro, Fabiano Sampaio tinha sido alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, movida pelo PSD, representado por Samuel Pereira. O postulante acusava o adversário de ter se beneficiado de publicidade institucional da prefeitura.
Fonte: Atarde