O ex-presidente Lula (PT) vence em cinco cenários de segundo turno estimulados, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não leva vantagem em nenhuma disputa, aponta pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira, 3.
Nos cenários de segundo turno observados, o petista vence Bolsonaro (50% a 32%), Ciro Gomes (49% a 29%), Sérgio Moro (52% a 34%), João Doria (51% a 23%) e Eduardo Leite (50% a 22%).
O chefe do Palácio do Planalto, por sua vez, perde contra Ciro (44% a 34%) e aparece em empate técnico contra Doria (40% a 35%) e Leite (37% a 34%). A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto não sondou um segundo turno entre Bolsonaro e Moro.
Para o primeiro turno, a pesquisa mediu as intenções em dois cenários diferentes na estimulada.
No primeiro, Lula tem 42%, Bolsonaro aparece com 28% e o terceiro colocado é Ciro Gomes (PDT), com 11%. João Doria (PSDB) pontua com 4%, enquanto Luiz Henrique Mandetta tem 3% e Rodrigo Pacheco (PSD), 2%.
No segundo cenário, o Ipespe retirou Doria e incluiu seu correligionário Eduardo Leite (PSDB), além de Simone Tebet (MDB), Sergio Moro, Datena e Alessandro Vieira (Cidadania). O ex-presidente aparece com 41%, Bolsonaro pontua com 25%, Ciro soma 9% e Moro, 8%. Os demais nomes têm, no máximo, 3%.
Em um cenário espontâneo, quando não são apresentados os candidatos, Lula soma 31%, Bolsonaro tem 24%, Ciro pontua com 3% e Moro, 2%. Doria e Mandetta são citados por 1%.
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 28 de outubro, com mil pessoas entrevistadas por telefone.
Fonte: Atarde