A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) protocolou nesta terça-feira (26) o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a venda dos ventiladores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de Covid-19 no Brasil.
A medida dos deputados foi tomada horas após a Polícia Federal deflagrar a operação Cianose, que investiga a contratação da empresa Hempcare pelo Consórcio Nordeste, para fornecimento dos respiradores.
O documento foi entregue à Secretaria Geral da Mesa Diretora, que deve encaminhar para a Procuradoria da Casa. Em seguida, cabe ao presidente do Legislativo, o deputado Adolfo Menezes (PSD), aceitar ou não o pedido de abertura da comissão.
No total, 21 deputados assinaram o documento, incluindo os 12 parlamentares do partido União Brasil, os quatro do Republicanos, dois do PSDB, um PDT, um do PL e um do PSC.
O número de 21 assinaturas é o exigido pelo Regimento Interno da ALBA para que o requerimento seja encaminhado para a Alba.
Participaram da entrega do requerimento os deputados Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição; Alan Sanches (União Brasil); Capitão Alden (PL); Paulo Câmara (PSDB); Soldado Prisco (União Brasil); Talita Oliveira (Republicanos); David Rios (União Brasil); e Samuel Jr. (Republicanos).
De acordo com o deputado Sandro Régis, a CPI na Bahia dará continuidade às investigações já iniciadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Fonte: G1