Teixeira de Freitas: A Justiça Eleitoral de Teixeira de Freitas decidiu pela improcedência do processo de número: 0600949-632020650183, que investigava o vereador Joris de Gel (PP) sobre acusação do crime de abuso do poder político e econômico. A investigação judicial eleitoral foi aberta após a provocação do candidato, à época, Ariston Pinheiro da Costa, atualmente suplente de vereador, e que assumiu provisoriamente o mandato em decorrência de um acordo firmado com o atual secretário de Assistência Social, Marcelo Teixeira (PSDB) e o prefeito Marcelo Belitardo (UNIÃO).
Na ação, Ariston provocou a Justiça pedindo a cassação do mandato do vereador, alegando que Joris de Gel estaria se aproveitando do mandato político e do poder de legislador para se colocar em destaque, usando maquinários da Prefeitura Municipal, propaganda de táxis, e violando as normas sanitárias do combate ao Covid-19. Na decisão judicial, o Juiz da 183ª Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas, Dr. Argenildo Fernandes, apontou que nas alegações de Ariston faltaram provas contudentes, bem como rol de testemunhas que comprovassem tais crimes.
O juiz arguiu que os elementos apresentados não davam sustentação às acusações, e que sua manifestação não estava fundamentada de acordo com o ordenamento jurídico. Além disso, o juiz não viu conduta ilegal por parte do vereador Joris de Gel, que pudesse beneficiá-lo ou alterar o resultado do pleito eleitoral. Na decisão, o juiz concluiu ainda, que a Justiça trabalha de forma séria, e que não compactua com tais crimes, buscando sempre a igualdade eleitoral no processo e a defesa da vontade soberana do povo.
O Liberdade News ouviu o vereador Joris de Gel, o qual disse que a vontade de Deus e do povo foi escutada mais uma vez. "Tenho sido perseguido desde as eleições municipais, e em nenhum minuto de minha caminhada até aqui eles deixaram de me perseguir. Já entraram em minha vida pessoal, fizeram uma varredura para encontrar algo que pudesse abonar minha conduta e me tirar da política, mas também em nenhum momento deixei de segurar nas mãos de Deus, do Senhor dos Exércitos. Apesar de todas as maldades, sempre acreditei na justiça dos justos, e a resposta está aí outra vez".
Ariston Pinheiro assumiu o mandato após 8 meses de legislatura, quando o prefeito Dr. Marcelo Belitardo substituiu a secretária de Assistência Social, à época, Drª. Carla Rodrigues, e apostou no vereador Marcelo Teixeira (PSDB) para exercer o cargo de Secretário. Nos bastidores se comenta que a ação de substituição teria sido para frear o posicionamento político do vereador Joris de Gel, uma vez que o atual suplente de vereador (Ariston) era inimigo declarado do pai de Joris (Gel Lopes).
Logo de início, após assumir o cargo de vereador, Ariston foi indicado pelo prefeito para ser o líder do governo na Câmara, e enfrentar os embates com Joris de Gel e demais vereadores da oposição. Com essa decisão da Justiça Eleitoral se encerra uma acusação ocorrida no transcorrer do processo eleitoral de 2020, com vitória do vereador Joris de Gel.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews