Itanhém: Por volta das 16h00min, desta sexta-feira, 21 de setembro, policiais militares da CIPE Mata Atlântica e do PEOT de Medeiros Neto, prenderam o vereador e presidente da Câmara Municipal de Itanhém, Roberth Caires Ribeiro, cumprindo um mandado de prisão em seu desfavor, expedido pelo juiz da Comarca de Itanhém, Dr. Ricardo Costa e Silva.
O Juiz Ricardo Costa e Silva indeferiu o registro de candidatura do então vereador, nas eleições municipais deste ano, baseado na Lei da Ficha Limpa, o qual “Robinho Caires”, como é mais conhecido, foi condenado pelo mesmo magistrado, pelo crime de uso de documento público falso. Robinho recorreu da decisão, junto ao TRE/BA e conseguiu uma liminar, expedida pelo juiz Cássio Miranda (ouvidor do TRE), datada de 20 de julho do corrente ano, cujo documento lhe permitiu o uso de propagandas eleitorais, enquanto não houvesse decisão definitiva quanto ao deferimento de sua candidatura.
Porém, na semana passada o Tribunal cassou a liminar e Robinho teria que retirar das ruas todas as propagandas eleitorais relacionadas à sua candidatura, fato não obedecido pelo mesmo, o que levou o juiz Ricardo a optar pela sua prisão preventiva. Após várias diligências dos policiais militares pelo interior da cidade de Itanhém, Robinho foi encontrado em uma fazenda de propriedade do seu pai, situada no distrito de Ibirajá. Ao perceber a chegada dos policiais, Robinho ainda tentou se esconder nos matos, mas foi alcançado pelos policiais e depois recambiado para a 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas, onde vai ser ouvido pela delegada Drª. Andressa Carvalho.
O vice-presidente Valdebeck Gonçalves da Cruz assumiu a presidência da casa legislativa municipal no lugar de Robinho. Enzo Moreira Bonfim, que era o primeiro secretário, passa a ser o atual vice-presidente. Com a perda dos direitos políticos de Robinho, Paulo Nunes da Silva Prado (PMN), passa a ocupar a vaga de vereador, mediante liminar favorável a ele, expedida pela Juíza da Comarca de Medeiros Neto (substituta em Itanhém), Andrea Gomes Fernandes Beraldi.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews