O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia indeferiu o pedido de registro de 107 candidaturas até o momento. A Corte tem até segunda-feira, 12, para julgar 46 solicitações ainda pendentes.
Este ano, dos 1.712 pedidos de registros na Bahia, 1.559 foram julgados aptos, cerca de 95% do total. 84 políticos tentam a reeleição. Os dados estão disponíveis no site disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com informações sobre os candidatos e as contas eleitorais.
A eleição de 2022 marca um aumento considerável do número de pedidos de candidaturas e contabiliza 516 a mais do que em relação à última eleição para deputados, senadores e governadores, em 2018. Naquela oportunidade, foram 1.196 solicitações, com 125 rejeitadas.
De acordo com Jaime Barreiros, professor de Direito da Universidade Federal da Bahia e servidor do TRE-BA, a Corte vai concluir todo o trabalho em tempo. "Os processos estão sendo pautados e tudo deve ser julgado nos próximos dias". Ele alerta que as candidaturas negadas têm até três dias depois da decisão para recorrer.
Fonte: Atarde