O padre José Koopmans, considerado no extremo sul da Bahia um dos principais defensores do meio ambiente, dois dias antes de sua morte participou das comemorações da Semana do Meio Ambiente na cidade de Itanhém. Foi nessa cidade, no dia 1º de junho, no colégio Polivalente, que ele ministrou a sua última palestra sobre meio ambiente para um grupo de estudantes e pessoas da comunidade que defendem a causa ambiental. No dia seguinte o padre palestrou para cerca de 30 médicos, na cidade de Teixeira de Freitas, no auditório da Unimed. “Mas lá ele não falou sobre meio ambiente; o tema abordado foi humanização e cooperativismo”, explicou o cardiologista João Bosco.
As comemorações, através de palestras e caminhada ecológica, foram realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Meio Ambiente, órgão ligado à Secretaria da Agricultura.
Na palestra Padre José falou da sua preocupação com o meio ambiente e disse estar pessimista. “As ações para recuperar o meio ambiente talvez estejam chegando tarde demais e não alcancem os efeitos necessários para estancar a brutal falta de sensatez do ser humano”, disse. O padre mostrou um vídeo que relata a agressão do homem ao meio ambiente com descarte exagerado de celulares e materiais assemelhados. Ele, inclusive, disse que não tinha celular, pois discordava do uso desse aparelho “que degrada o meio ambiente”.
Ele defendeu que cada habitante da terra deva fazer alguma coisa pela natureza e disse que “a relação do homem com o meio ambiente é comparável a uma vaca com berne, onde os bernes aos poucos matam a vaca, assim como o homem aos poucos está matando o planeta”.
O padre disse ainda que estava também preocupado com o aquecimento global e com a falta de água doce no mundo e, após mostrar como ficará o planeta no futuro, enfatizou. “Eu não vou ver, quem sabe posso morrer amanhã, mas vocês e seus filhos verão tudo isso (a destruição do meio ambiente)”.
O prefeito Milton Ferreira Guimarães, Bemtivi, a primeira-dama Lidiane Guimarães, secretários municipais, vereadores, professores e educadores ambientais, entre outros, participaram das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
Para fechar a semana de comemorações a Prefeitura de Itanhém realizou, no dia 12 de junho, o sexto mutirão de plantio de mudas para revitalizar o córrego de Água Preta, de onde é feita a captação de água pela Embasa para abastecer a sede do município.
“Podemos dizer do valor da luta do Padre José em defesa da vida, da natureza e do seu intenso amor demonstrado pelo ser humano”, disse o prefeito Bemtivi.
“Eu não vou ver, quem sabe posso morrer amanhã, mas vocês e seus filhos verão tudo isso (a destruição do meio ambiente)”.
Por Edelvânio Pinheiro/Liberdadenews
Foto Edelvácio Pinheiro