Por volta das 14h15min da última terça-feira dia (21) na rua Dr. Gravatá, no Centro de Eunápolis, policias da 7ª CIPM frustraram uma tentativa de roubo a uma pessoa que acabava de efetuar um saque em uma agência bancária, a tentativa do bandido era praticar a popularmente conhecida “saidinha bancária”.
Segundo informações das vítimas, Lidiane Silva e Josué Oliveira, moradores do bairro Itapoã, haviam sacado R$ 10 mil no Banco Bradesco da avenida Porto Seguro, e se dirigiram a um restaurante no Centro da cidade, quando a Lidiane foi abordada por um elemento armado que pediu o dinheiro que ela havia sacado anteriormente.
Em seguida, a vítima jogou a carteira no chão e procurou abrigo dentro do estabelecimento comercial. O indivíduo alegou que o dinheiro não se encontrava dentro da carteira, foi neste momento que o Josué também teve sua carteira revistada. Populares que se encontravam no local, percebendo a ação dos delinqüentes, pediram ajuda.
Neste momento, a guarnição da viatura de rádio patrulhamento da 7ª CIPM estava realizando ronda no local, no que o suspeito, ao perceber a aproximação dos policiais, fugiu em uma moto de 300 cilindradas, cor preta, que o aguardava, tomando destino ignorado. Havia um terceiro elemento, que correu para o fundo do restaurante, evadindo por um lugar de difícil acesso; buscas foram realizadas, mas o mesmo não foi localizado.
A Polícia Militar faz algumas recomendações para evitar os assaltos depois de sacar dinheiro numa agência bancária.
Dinheiro
Sempre que estiver sacando o dinheiro, observe se alguém que estava na fila saiu imediatamente para seguir você. Se isso acontecer, não saia do banco e chame a polícia ligando para 190, a emergência da Polícia Militar.
Suspeita
Caso você perceba, já fora da agência bancária, que há alguém lhe seguindo, volte de imediato para dentro do banco ou entre no estabelecimento comercial mais próximo e ligue para a polícia, dando todas as características da pessoa suspeita (roupa, tipo físico, cor, altura etc).
Saque
Na hora de sacar quantias altas dê preferência a outras maneiras de retirar o dinheiro do banco, como cheques administrativos. Caso seja preciso levar a quantia em espécie, procure fazê-lo na mesa do gerente do banco de sua confiança e num local que não seja visível a estranhos. Tente retirar o valor aos poucos, assim, não correrá o risco de perder tudo se for assaltado.
Atenção
Jamais conte o dinheiro na porta das agências bancárias e evite fazer os mesmos trajetos ao sair. Muitas vezes, as pessoas deixam o banco distraídas, pegam o dinheiro e vão direto para a casa ou o carro. Em vez disso, deveriam entrar em alguma loja perto, como forma de despistar, e também de observar se estão sendo seguidas.
Valores altos
Funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários também devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Para servidores, aposentados e pensionistas, a recomendação é não retirar integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados.
Sem volume
Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de espertalhões. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.
Vá de carro
Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi. Além de, é claro, ficar atento às motos que circulem pelo local. Muitos desses assaltos são praticados por bandidos em motocicletas.
Não reaja
Caso seja abordado pelo suspeito, não tente reagir e procure imediatamente um policial mais próximo da área. Ligue para o 190.
Por: Liberdadenews/Ascom