A Câmara Municipal de Itamaraju reuniu cerca de 800 pessoas no salão de eventos do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB), quando entregou títulos de cidadãos honorários para 25 pessoas, que mesmo não tendo nascido no município, possuem relevantes serviços prestados à população. “Essas personalidades nasceram em outras cidades do país, mas fizeram história em Itamaraju. Esse é o maior motivo da premiação”, discursou o vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves “Rubens do Hospital” (PR), na abertura da sessão.
Segundo o presidente do Poder Legislativo de Itamaraju, vereador Rubens do Hospital, a cerimônia foi realizada para proporcionar um momento de reconhecimento às pessoas que contribuíram e que continuam contribuindo com a paz e com o desenvolvimento econômico e social do município.
Entre os homenageados estavam dois que já faleceram, o empresário Eustáquio Amorim Botelho e o ex-prefeito e ex-deputado estadual Almir Nobre de Almeida. Os prêmios foram recebidos por familiares dos dois. E outros dois homenageados, não puderam estar presentes, o subtenente do Exército, Clélio Luiz Biesdorf, que foi comandante do Tiro de Guerra 06-025 de Itamaraju e o desembargador federal do trabalho Washington Gutenberg Pires Ribeiro, que já foi juiz federal do trabalho da cidade.
Receberam pessoalmente o reconhecimento, o Frei Francesco Scarpellino, empresário Losevaldo Nunes Reis, capitão PM Márcio Luiz Santos Blanco, médico Sebastião Ângelo Maia, administrador Antonio Francisco de Azevedo Morais, médico Afonso Celso de Assis, presbítero Agenor Laurenço Pereira, empresário Dalvadísio Santos Lima, e o casal Ernestino Moreira Nunes/Carmelita Gomes Moreira.
Além da empresária Marizette dos Santos Carletto, major PM Raimundo César Magalhães Dantas, administrador Gerson Carlos Ferreira Souto “Boré”, agropecuarista Orlindo Chaves “Lozinho”, agropecuarista Ivan Silvistrelli Favarato, oficial de cartório Etiene Rodrigues Queiroz Ramos, comerciante Luiz Simões de Souza, empresário Francisco das Chagas Feitosa, jornalista Athylla Borborema Cardoso, médico Ademir Alves Pereira, economista Gilmar Alves Costa e a freira Vitória Cozulla “Irmã Marcela”.
A sessão solene foi marcada pela presença do deputado federal Valmir Assunção, que como filho do município, fez questão de ressaltar a importância do reconhecimento por parte do Poder Legislativo em relação aos homenageados, principalmente pelos relevantes servidos prestados de cada um.
“Eu recebi o título de cidadão honorário de Salvador e sei da emoção que esse reconhecimento traz. Parabéns a todos e todas, e sintam-se felizes por serem itamarajuenses”, disse. Também foram convidados para ocupar lugares à mesa da sessão solene o deputado federal Valmir Assunção, perito Manoel Garrido, coordenador regional da Polícia Técnica, Subtenente do Tiro de Guerra, Manoel Luiz França e o coordenador da Facisa/Cesesb, professor Jackson Cordeiro.
Entre os homenageados por indicação de Rubens do Hospital esteve presente o médico Sebastião Ângelo Maia, reconhecidamente como o maior cirurgião da história de Itamaraju. Dr. Sebastião, como é mais conhecido, teve um acidente vascular cerebral recentemente e ainda se recupera do problema.
Ainda com dificuldade para caminhar, o médico fez questão de receber pessoalmente o título e agradeceu pelo reconhecimento. Sebastião Ângelo Maia é o maior padrinho político do vereador Rubens do Hospital, que fez questão de ressaltar isso durante a sessão solene da noite deste sábado (25.
Por: Ronildo Brito