Qualidade de vida e dignidade. É isso que os moradores das comunidades Roça do Povo, Acauf e Rio dos Mangues comemoraram com a obra de abastecimento de água inaugurada pelo prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, no dia 19 de julho. Pela manhã, a festa aconteceu na comunidade Roça do Povo e à tarde, próxima ao Agrovila, onde mais dois sistemas de abastecimento de água beneficia as comunidade da Associação Acauf e Rio dos Mangues.
Centenas de pessoas dessas comunidades acompanharam a abertura da água. Em cada um dos sistemas feitos em parceria com o governo do Estado, por meio do Programa Água Para Todos, são bombeados 15 mil litros de água por hora de poços artesianos com 120 metros de profundidade. São quase 400 famílias beneficiadas com o abastecimento de água, que irá para a mesa e para a agricultura. “Ter água na localidade é fundamental para nossa saúde e sobrevivência”, conta uma das agricultoras pioneiras da Roça do Povo, pastora Laura Barbosa, agradecendo ao prefeito Abade por trazer dignidade aos trabalhadores que desenvolvem a agricultura familiar.
Seu José da Mangabeira aproveitou para contar sobre vários benefícios trazidos pelo gestor à comunidade onde mora, como Luz e também abastecimento de água. “Parabenizo o prefeito Abade por ter investido na agricultura e trazido benefícios fundamentais à nossa vida no campo”, agradeceu. O presidente da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Porto Seguro (COOMAPS), Ronilson, compartilha desse mesmo sentimento. “Antes, Porto Seguro pensava apenas no turismo como fonte de economia, mas a partir do incentivo do prefeito Abade, a cada dia a agricultura está fortalecendo mais e conquistando seu espaço”, afirmou, citando benefícios como a construção do Mercado Municipal, parceria com as escolas municipais para fornecer os produtos locais para a merenda escolar, além dos programas de água e luz, bem como convênios com órgãos federais e estaduais, trazendo orientações técnicas.
Seu Edvaldo, da Acauf, diz que a área onde vive a comunidade, antes era ocupada por marginais e, hoje, graças ao prefeito, Abade, o local é ocupado por gente que trabalha. O representante da Acerb, Ninércio Dantas, disse estar envaidecido de participar de um projeto como esse que traz mais vida para a população. “A Acerb reconhece que o governo municipal está trabalhando mais para quem mais precisa”, disse, sob aplausos. Ele aproveitou para dizer que o prefeito conseguiu que a implantação do sistema de abastecimento de água seja estendida também às comunidades do Frutos da Terra, Vale Verde e Sapirara.
O secretário de Agricultura e Pesca frisou que a diretriz do governo é resgatar a agricultura local, pois é aqui que também temos o maior público consumidor. Neste período de dois anos e meio, o prefeito conseguiu levar água para 11 comunidades, implantar o selo de inspeção de qualidade, estabelecer convênio para que a merenda escolar seja feita com os produtos da agricultura familiar local, além de incentivar e apoiar a abertura da COOMAPS.
O prefeito, Abade, disse que antes mesmo de ser prefeito já se preocupava com as condições de trabalho do homem do campo em Porto Seguro, por isso, ao ser eleito, não hesitou em priorizar as obras que estimulassem o trabalho do agricultor, dando condições de transporte, comercialização e dignidade a esse setor. “É por causa de nossos esforços em conjunto que hoje a merenda escolar em Porto Seguro feita com os produtos locais é considerada uma da melhores do Brasil, assim como, hoje, temos o espaço adequado para que os agricultores vendam seus produtos em um Mercado Municipal considerado o mais bonito e moderno do Sul da Bahia, que virou, inclusive, ponto de encontro das famílias e de visitas turísticas”, concluiu, abrindo as torneiras. Também participaram da solenidade os representantes do Transporte Alternativo, da Associação Mangabeira, da Associação Unida Roça do Povo, da CEPLAC, da Polícia Ambiental, do Projeto Musicart, além de secretários municipais e o vereador Enildo da Gama.
Por: Liberdadenews/Ascom