O diretor da EBDA de Eunápolis, Rodrigo Leite, se reuniu na manhã de segunda-feira, 18 de julho, em sua sede, com o secretário de Interior e Abastecimento de Eunápolis, Alick Maia, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Eunápolis e Itabela, representante da Secretaria de Agricultura de Itabela, e o coordenador regional do Programa Semeando para discutir a distribuição de sementes.
Devido ao fato deste envio de sementes pelo Governo do Estado ter sido anterior ao desmembramento do Território – agora Eunápolis integra e coordena o novo Território da Costa do Descobrimento, que conta com oito representantes circunvizinhos – a discussão ainda foi pautada visando os 21 municípios do Território do Extremo Sul, visto que, a quantidade de sementes enviadas pelo Governo do Estado, 24.600 kg, é insuficiente para atender à grande demanda.
Segundo o coordenador regional do Programa Semeando, Paulo Medrado, a situação era pior, pois a primeira leva de sementes enviada, 8 mil kg, era ínfima para distribuição. Indignados com a situação, a coordenação do projeto no Extremo Sul se reuniu e decidiu devolver as sementes e enviar uma monção de repúdio através da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (APES) à Secretaria de Agricultura do Estado.
Na monção, a coordenação alegou que a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), órgão vinculado à Secretaria do Estado e responsável pela distribuição, atua de maneira incoerente, sem justificar os critérios adotados quanto à quantidade de sementes a ser distribuída. O exemplo utilizado pela APES foi o escritório local da EBDA de Valença, que está subordinado à Gerência Regional de Itabuna e recebeu sozinho 26.460 kg de sementes de feijão, enquanto todo o território do Extremo Sul recebeu para dividir entre as 21 cidades, 8.350 kg. Após monção de repúdio, o Governo Estadual destinou ao território do Extremo Sul 24.600 kg de sementes de feijão pérola, vigna e milho sertanejo, o que continua sendo insuficiente para a distribuição entre as associações e comunidades rurais que estas cidades possuem um critério prioritário na divisão.
Entre os 21 municípios, Eunápolis recebeu 1.450 kg, que, segundo o secretário de Interior e Abastecimento, Alick Maia, não é suficiente para atender à demanda do município. “Iremos buscar as sementes para distribuir entre nossos agricultores cadastrados, porém, sabemos que como já ocorreu anteriormente, a oferta é pouca e a demanda é grande”. Agora como território da Costa do Descobrimento, a intenção de Alick Maia é convocar todos os envolvidos para discutir sobre os critérios de distribuição e buscar junto ao Governo do Estado que reveja seus critérios para que os oito municípios deste território não sejam novamente prejudicados.
Por: Liberdadenews/Ascom