A Secretaria de Saúde de Eunápolis reuniu na última quarta-feira, 4 de agosto, representantes da sociedade civil, empresas privadas, representantes do poder público, líderes de bairros e representantes da imprensa no auditório da Câmara Municipal de Eunápolis para apresentar o projeto de mobilização social para a prevenção e o controle da dengue.
O intuito do encontro foi formar uma rede de parceiros da mobilização social, apresentando os níveis de infestação da doença na Bahia e no município de Eunápolis, demonstrando a importância em desenvolver uma ação conjunta onde todos os setores da sociedade se responsabilizem e auxiliem o programa, para que juntos trabalhem no controle e combate à dengue.
As formas de participação são diversas, sendo possíveis doações para mutirões, trabalho voluntário de ação e divulgação, realização de palestras, entre outros auxílios que tornarão esta pessoa, órgão ou empresa parceiros nessa luta, auxiliando no objetivo maior, que é disseminar a ideia e criar uma nova cultura: “dengue é um problema de todos, e agindo juntos podemos evitar”.
Uma das coordenadoras municipais do projeto, Naiara Rossana, apresentou a situação da dengue em Eunápolis e os números que demonstram que a cidade não está em epidemia, porém, se a população eunapolitana não se conscientizar e ajudar no controle, este é um risco.
Em visita aos bairros da cidade, a Vigilância Epidemiológica detectou uma realidade que pode ser mudada com a participação de toda a população. “Temos no município, hoje, muitos imóveis fechados que não passaram pela inspeção, além de terrenos baldios que são possíveis focos de dengue. A Prefeitura realiza o trabalho de controle e combate diariamente, mas, precisa que as pessoas se conscientizem e limpem seus terrenos e seus imóveis fechados”, pediu Naiara.
A coordenadora do Programa na Bahia e representante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Cristina Leal, parabenizou o trabalho que a Secretaria de Saúde realiza na cidade e afirmou que tem certeza que em pouco tempo Eunápolis estará livre da dengue.
“Vocês já possuem a cultura de realizar mutirões, coleta programada de lixo, trabalho de educação e conscientização e, a partir de agora, iremos trabalhar juntos para formar a cultura de prevenção diária e livrar Eunápolis, definitivamente, da dengue”, afirmou Cristina, satisfeita com a situação do município.
Segundo a secretária de Saúde do município, Edna Alves, o programa está de “portas abertas” para a participação popular. “Estamos buscando parcerias com comunidades, escolas, organizadores de bairros, setor privado e poderes públicos e esperamos unir toda a sociedade para sermos multiplicadores dessa idéia.”
Por: Liberdadenews/Ascom