O comandante da 7ª CIPM – Eunápolis, tenente-coronel Roosewelt Salustiano, em companhia do tenente Do Vale e o soldado Artianik participaram de uma reunião executiva com os integrantes da Loja Maçônica 05 de Novembro, nesta segunda-feira, 8 de agosto, para falar das ações adotadas para combater a criminalidade no município de Eunápolis. A reunião foi realizada no Templo Maçônico e o tenente-coronel Roosewelt Salustiano exibiu um vídeo institucional e falou sobre as ações sociais e os projetos sociais que visam tornar a Corporação uma Polícia Cidadã.
Com gestos, palavras, entonação firme e suave, relatou as atividades sociais que a Polícia Militar vem realizando, procurando enfatizar sempre o trabalho de sua equipe, valorizando com suas palavras os oficiais, sargentos e soldados, sem jamais se esquecer de mencionar o empenho com que a tropa tem combatido a criminalidade. Segundo o comandante, o fator preponderante para ação delituosa dos indivíduos é tráfico e uso de drogas, elementos que, na maioria das vezes, estão relacionados aos crimes cometidos, elevando os indicies de violência.
Para dar uma resposta à sociedade que ansiava pela polícia nas ruas, foi necessária a implantação de uma gestão policial compostas de ações eficientes que inibissem a marginalidade. Com blitz de rotina, ronda escolar, abordagens a veículos em pontos estratégicos, implantação do policiamento ostensivo a pé, reativação do policiamento motociclística e a criação do serviço de inteligência, no período de 90 dias foram abordados: 4.278 veículos, 3.348 motos e 9.698 pessoas.
A Polícia Militar registrou 268 ocorrências, apreendeu 18 veículos, recuperou 10 veículos, conduziu à delegacia de polícia 226 pessoas e emitiu 1.258 notificações de trânsitos. Conseguindo, assim, reduzir os números de ocorrências da cidade, que antes das ações implantadas já chegaram ao alarmante número de 600 ocorrências em um mês.
Dentro destas novas ações, projetos e atividades sociais também serão contemplados. A 7ª CIPM está dando apoio ao projeto da guarda mirim e deu ênfase às ações sociais nos bairros carentes, realizando palestras nas escolas. Além disso, irá iniciar um programa social da Polícia Militar que já foi executado em outros municípios com resultados positivos, como o Programa de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd). Oara o tenente-coronel Roosewelt Salustiano, “é necessário alertar e educar os nossos jovens e adolescentes quanto ao perigo das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas”.
Falou também, com igual destaque, das pessoas que colaboram como voluntárias em todas as frentes de trabalho da Polícia Militar.
Ao término da reunião, o Venerável Sílvio Romero, após agradecer em nome da instituição a presença do tenente-coronel, concluiu afirmando que a Loja Maçônica 5 de Novembro está à disposição da Polícia Militar para ajudar e cooperar no que for possível para o bom desempenho do policiamento da cidade.
Por:Liberdadenews/Ascom