A Polícia Militar de Guaratinga apreendeu 3,9 metros cúbicos de madeira nativa, jequitibá e pau dalho, sendo transportado ilegalmente em um caminhão Mercedes Benz, modelo 608, de cor azul, placa policial NPP -3938, de Vila Velha, Espírito Santo, na manhã deste Sábado (10), às 5h30. A apreensão aconteceu na BA -989, próximo ao posto de combustível Casarão, na zona urbana da cidade.
De acordo com os policiais militares, Leôncio e Marcelo, durante a abordagem do veículo, o condutor Gilvano Rodrigues de Souza, residente na Rua do Jenipapo, não apresentou o documento de Origem Florestal, que representa a licença obrigatória para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive das espécies apreendidas.
O motorista Gilvano e o seu ajudante, Rosalvo Dias Caldeira, morador da Rua Oliveira, no bairro Antônio Costa, juntamente com o veículo e o material apreendido, foram conduzidos para a delegacia de Guaratinga. O delegado Dr. Alberto Passos de Mello comunicou a apreensão ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em Eunápolis, para que fosse lavrado o procedimento necessário que o caso requer.
A madeira e o veículo ficaram apreendidos, e o motorista foi multado em R$1, 179 (mil cento e setenta e nove reais). Ele tem vinte dias para recorrer ou pagar a multa com 30% de desconto.
Gilvano contou para a polícia que a madeira apreendida pertencia a um homem de prenome ‘Gugu’, que é proprietário da serraria Pica Pau, na cidade de Guaratinga. Ele disse ainda que foi procurado pelo dono da madeira para fazer um frete pelo valor de R$60 (sessenta reais), para transportar as 22 tabuas e as 36 peças e pranchas até a serraria.
Por: J. Alencar