O auditório do CEPEDES II (Antigo Modelo) nesta sexta-feira, 23, estava repleto de grandes mulheres eunapolitanas. A reunião foi em função da I Conferência Municipal de Políticas para a Mulher, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
No local estavam presentes mulheres de todos os segmentos da sociedade, que se uniram para definir propostas de melhorias nas políticas públicas voltadas para o gênero e ampliar parcerias nesta luta, dando visibilidade a força da mulher eunapolitana, seu sucesso alcançado e
suas dificuldades a superar.
Para a Secretária de Assistência Social, Maria Menezes, este foi um momento histórico. “Nós tivemos várias conferências este ano, mas esta vai marcar a história de Eunápolis, pois é a primeira vez que discutimos oficialmente políticas públicas para nós, mulheres guerreiras”.
Com o tema “Mulheres e o Pleno Exercício da Cidadania”, o evento contou com a palestra da Srª. Claurilda Patez, analista do SEBRAE que falou sobre o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios.
Sempre atuante, representando a força da mulher do Extremo-Sul, a Deputada Cláudia Oliveira, falou da importância do momento. “Boas políticas públicas são reflexos da união de boas idéias e é isso que estamos fazendo hoje em Eunápolis, abrindo um espaço de diálogo para que a mulher eunapolitana continue fazendo parte do novo contexto nacional, onde a mulher tem vez e voz”.
Além da palestra, a conferência formou mesas de discussão com os eixos temáticos: Autonomia, Participação e Poder; Educação; Saúde; Comunicação e Cultura; Prevenção e Enfrentamento a todas as formas de violência, de onde saíram às propostas que serão encaminhadas para a Conferência Territorial.
Cumprimentando a mesa na pessoa da Deputada Cláudia Oliveira, por sua luta na Assembléia pelos direitos da mulher baiana, a secretária da recém criada Secretaria Estadual de Políticas para a mulher, Vera Lúcia Barbosa, falou da conquista da pasta e seus objetivos.
“Estamos hoje atuando no estado graças à sensibilidade do governador Jaques Wagner em criar esta secretaria e escolher uma sem terra nascida em Eunápolis para assumir a pasta. Sabemos que teremos muitos desafios pela frente, mas juntas iremos transpor as dificuldades e oferecer a todas as mulheres baianas o que lhes é de direito, dignidade e igualdade”.
Ao final das atividades serão votadas as propostas dos grupos e feita à escolha das delegadas que representarão Eunápolis na etapa territorial e estadual.
Por: Liberdadenews/Ascom