A partir de janeiro de 2012, terão início as obras do novo sistema de esgotamento sanitário de Itanhém. A conquista é fruto da parceria entre a administração do prefeito Bentivi e o governo federal (PAC – 2). Até dezembro de 2011, estará pronto o Projeto Básico de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário.
Na última quarta-feira, 14 de setembro, técnicos, lideranças políticas e diversos segmentos sociais se reuniram na Câmara Municipal para discutir alternativas para o projeto básico.
O evento contou com a presença dos representantes da EMBASA, como Carlos Alberto e Maria da Conceição Menezes; da YC Engenharia, como Júlio Cezar; do Legislativo, como Robinho Caíres, Valdebeck e Delzivan; do Executivo, como o vice-prefeito Alfim do Nascimento e os secretários Adalberto Correia e Liebeto Gonçalves; e da sociedade civil organizada, como o presidente da CDL Audrey Correia.
“Sabemos dos problemas que nossa cidade tem com enchentes. O Rio Água Preta, por exemplo, virou um esgoto. Assim, ficamos felizes porque esse projeto pode resolver esses problemas”, declarou o vice-prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, Robinho Caíres, também apoiou a iniciativa, classificando-a como grande conquista para Itanhém. Júlio Cezar, da YC Engenharia, apresentou o projeto aos presentes. Segundo, a partir de agora, o esgotamento sanitário de Itanhém passará por duas canalizações: uma para esgoto comum e outra para a água da chuva. Hoje, pelo contrário, tudo passa por uma única canalização.
O técnico explicou que, quando a obra estiver pronta, o esgoto não será mais jogado diretamente no rio. “Antes, ele passará por uma estação de tratamento, de modo que a água só chegue ao rio depois de tratada. Já a água da chuva, que é limpa, será jogada no rio sem problema”.
Por fim, os técnicos tiraram as dúvidas dos presentes.
Fonte: Flecha News