Atendendo a solicitação da população, a Prefeitura de Eunápolis decidiu prorrogar a Campanha de Detecção do Glaucoma. O atendimento ocorrerá nos próximos dias 19 e 20 de outubro das 08h às 17h no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro da cidade.
O público alvo da campanha são pessoas acima de 40 anos, que possuam ou não histórico de doenças oculares. A estimativa é que 27.669 pessoas estejam enquadradas nesse perfil na micro região de Eunápolis.
O atendimento é totalmente gratuito sendo necessária apenas a apresentação da Xérox do RG, Cartão do SUS e Comprovante de Residência. Uma equipe médica qualificada, da clínica de olhos Day Horc, irá submeter os pacientes aos exames para diagnosticar o Glaucoma. Nos casos confirmados os pacientes serão cadastrados no (SUS) e, portanto, a consulta, os exames e os colírios a serem fornecidos serão gratuitos.
Segundo a Secretária de Saúde de Eunápolis, Edna Alves, o número de atendimentos ainda não alcançou a meta desejada. “Estamos prorrogando a campanha para que o eunapolitano que não pode comparecer tenha nova chance. Precisamos conscientizar as pessoas sobre a importância dessa campanha e atender o maior número de pessoas possíveis nesses dois dias”.
A escolha do local foi estratégica. “Colocamos o posto de atendimento no centro da cidade para que ficasse viável o comparecimento das comunidades de todos os bairros. Esperamos que a população compareça em massa”, afirmou Edna.
Sobre a doença
O principal fator de risco do Glaucoma é a elevação da pressão intra-ocultar e somente um oftalmologista consegue medi-la através de um exame minucioso, que será executado durante este mutirão.
Pessoas com idade acima de 40 anos, afro-descendentes, pessoas de pele escura, ou que sofram com pressão arterial alta também devem procurar o atendimento oftalmológico nesse período. A pressão arterial descompensada pode comprometer os índices de pressão intra-ocultar. Vale salientar que não existe cura para o Glaucoma e não há como evitá-lo.
Por: Liberdadenews/Secom